2010 em Resumo + Pensando no Futuro

Às vezes eu me pergunto se é bobagem manter uma lista dos livros que eu li em um ano. Acredito que a maioria das pessoas diria que sim caso eu perguntasse, afinal é apenas mais uma lista e que diferença faz, certo? Bem, se dissessem isso eu sei que simplesmente ignoraria, porque adoro fazer listas, ainda mais quando se relacionam a livros. Fazendo meu resumo literário de 2010, eu percebi que – apesar de não ter estabelecido uma meta – os livros que eu li ficaram abaixo do número que eu esperava. Acredito que se eu contasse releituras, pelo menos uns 10 livros seriam adicionados à lista, mas não seria justo. Pensando em como não me deixar pra baixo com relação aos livros que lerei em 2011, pensei em fazer disso um pequeno jogo.

As “regras” são simples (e digo entre parênteses porque ninguém precisa realmente cumprí-las, só achei que tornaria tudo mais interessante e divertido): poste no seu blog (ou aqui nos comentários) a lista de livros que você leu em 2010. Se você não mantém uma lista (hello, vamos nos cadastrar no Skoob?), tente se lembrar mais ou menos dos livros que você leu e chegar a um certo número. Depois disso, estabeleça uma meta para 2011 que ultrapasse o número de livros que você leu em 2010. Pra dar uma agitada (e porque eu adoro listas), faça um apanhado daqueles livros que você sempre quis ler, mas nunca conseguiu tempo ou ânimo pra fazê-lo, e adicione-os à sua lista. Quando o relógio bater meia-noite indicando que 2011 chegou, é só começar! Abaixo segue a minha lista de 2010:

01. Northanger Abbey, Jane Austen (A Abadia de Northanger)

02. Emma, Jane Austen (Emma)

03. Mansfield Park, Jane Austen (Mansfield Park)

04. The Girl With the Dragon Tattoo, Stieg Larsson (Os Homens que Não Amavam as Mulheres)

05. Paul McCartney: A Life, Peter Ames Carlin (Sem Título em Português)

06. The Stranger, Albert Camus (O Estrangeiro)

07. The Sea of Monsters, Rick Riordan (O Mar de Monstros)

08. The Titan’s Curse, Rick Riordan (A Maldição do Titã)

09. The Battle of the Labyrinth, Rick Riordan (A Batalha do Labirinto)

10. The Last Olympian, Rick Riordan (O Último Olimpiano)

11. Firefly Lane, Kristin Hannah (Sem Título em Português)

12. True Colors, Kristin Hannah (Sem Título em Português)

13. The Horse and His Boy, C.S. Lewis (O Cavalo e Seu Menino)

14. Prince Caspian, C.S. Lewis (Príncipe Caspian)

15. The Voyage of the Dawn Treader, C.S. Lewis (A Viagem do Peregrino da Alvorada)

16. Last Sacrifice, Richelle Mead (Sem Título em Português)

17. The Little Prince, Antoine de Saint-Exupéry (O Pequeno Príncipe)

18. The Broker, John Grisham (O Corretor)

19. The Lost Hero, Rick Riordan (O Herói Perdido)

20. The Jane Austen Book Club, Karen Joy Fowler (Sem Título em Português)

21. 1984, George Orwell (1984)

22. The Scarlett Letter, Nathaniel Hawthorne (A Letra Escarlate)

23. Marley & Me, John Grogan (Marley e Eu)

24. The Girl Who Played With Fire, Stieg Larsson (A Menina que Brincava com Fogo)

25. The Girl Who Kicked the Hornet’s Nest, Stieg Larsson (A Rainha do Castelo de Ar)

26. Fahrenheit 451, Ray Bradbury (Fahrenheit 451)

27. The Demigod Files, Rick Riordan (Os Arquivos do Semideus)

28. Persuasion, Jane Austen (Persuasão)

29. Magic Hour, Kristin Hannah (Sem Título em Português)

30. The Hunger Games, Suzanne Collins (Jogos Vorazes)

31. Catching Fire, Suzanne Collins (Sem Título em Português)

32. Mockinjay, Suzanne Collins (Sem Título em Português)

33. Ways to Live Forever, Sally Nicholls (Como Viver Eternamente)

34. O Tempo Entre Costuras, Maria Duñas

Como ainda temos alguns dias em 2010, eu provavelmente vou ultrapassar os 30 livros lidos, especialmente por ter uma longa viagem pela frente antes do Natal, e  então montarei a minha lista para 2011! Quem está dentro da brincadeira comigo?

Publicado em Blog por Vania. Marque Link Permanente.

Sobre Vania

Estudante, pisciana e viciada em café. Hufflepuff com muito orgulho, obrigada. Colunista do blog Por Essas Páginas. Whovian e aspirante à mochileira nas horas vagas, não resiste à um bom livro de fantasia para escapar da realidade.

26 respostas em “2010 em Resumo + Pensando no Futuro

  1. ESTOU TOTALMENTE DENTRO!
    Aliás, eu já tinha pensado em postar aqui a lista de livros que eu li em 2010. Só estou esperando porque eu sei que até o final do mês, devo ler mais! E desde o ano passado eu traço uma meta de livros a serem lidos: 50. Ano passado eu não consegui, e acho que esse ano também não vou conseguir hahaha! A única diferença é que eu conto também as releituras, porque não adianta: eu sempre releio livros, e eles acabam ocupando uma grande parte do meu tempo para ler!

    • Eu resolvi postar agora porque estava enrolando pra estudar e porque viajo essa semana, então não sei se vou ter tempo depois. Mas certeza que se os outros dois de hunger games chegarem até dia 22, eu termino eles também haha!

      Nossa, 50 é muita coisa, de certa forma… Eu sei que reli todos da Jane Austen (exceto Mansfield Park mas outros reli duas vezes), Harry Potter (os sete), SdA e a série do Percy Jackson. Fora que tem livro que eu acabo de ler e leio de novo logo em seguida haha por isso não acho justo validar na lista. Além do mais, me incentiva a procurar novas obras, novos autores e tudo mais! Eu acho que minha meta pra 2011 será de 40 livros… Assim não fica tanto a mais do que li esse ano e eu tenho a chance de superar a meta hehe

  2. Nossa, lá vou eu publicar as minhas listas. hahahah A desse ano foi furada, entrou livro e ebook que não tinha e aí miou tudo. Mas tudo bem. rsrs

    Lany, não faça releituras então!😄 hahahah

    • Haha como assim que não tinha, Lu?

      Eu vou priorizar os livros que já tenho e alguns que quero ler tem muito tempo. Lá vou eu pra minha terceira tentativa em Cem Anos de Solidão haha

      • Não tinha. Eu de repente fuçando na internet, achava os títulos e ia procurar, achava e-books e me jogava, ou então comprava os livros naquelas: “vi – gostei – comprei” – aliás, acabei de fazer isso de novo. rsrs

      • Eu li cem anos de solidao esse ano e AMEI. Entrou pro meu TOP TEN de cara. Da uma chance pra ele.

      • Mi, eu adorei o começo/meio de 100 Anos de Solidão. O problema é que nas duas vezes que tentei ler, eu tava ainda no Ensino Médio, então não tinha a disciplina que tenho hoje pra ler. E tinha o bicho papão do vestibular haha. Mas eu definitivamente quero lê-lo inteiro, achei a história muito interessante!

    • E eu consigo não reler?
      Eu tenho vontade loucas, que aparecem do nada, de reler algum livro. Eu tento me segurar ao máximo, mas tem certas vezes que não consigo!XD

  3. hahahaha, releituras sempre são um problema na hora das listas! haha e eu inventei de começar a reler livros esse ano só que com as versões em inglês, daí entro num conflito interno, sem saber se vale ou não hahha

    e esse ano também fiquei meio frustrada, ano passado li muito mais. e 2011 ainda vai diminuir => escola em tempo integral. droga de vetibular.

    • Eu acho que reli todos os meus favoritos em inglês, ou pelo menos a maioria. Mesmo porque eu não tinha quase nenhum deles em português (os que eu era fanática o suficiente pra comprar, não conseguia aguentar até serem lançados em português) então quando mudei pra Boston comecei a fazer a festa haha. Mas você vai ler os livros pro vestibular né? Eu sei que não é a mesma coisa, mas geralmente são bons livros (mesmo que você não consiga apreciá-los agora). Faça sua lista, Rá, de repente rola de cumprir pelo menos metade da meta!

  4. Eu achava que era a única maluca que fazia listas e estabelecia metas de leitura.😄
    Todo início de ano eu faço a lista com os livros que pretendo ler no decorrer do ano. Não quer dizer que necessariamente vou conseguir ler todos e que outros não vão surgir.
    Minha média está relativamente baixa nos últimos anos. Não consigo passar dos 18 livros por ano, pq nunca acabo tendo tempo o suficiente. É uma lástima. Havia anos em que conseguia ultrapassar os 50…
    Gostei de ver que tu leu O estrangeiro, do Camus. É um dos meus livros favoritos. E 1984, que também está no meu top 10. Definitivamente eu gosto de listas.
    Não costumo acrescentar as releituras às listas. Não sei pq.
    bjs

    • Hahaha definitivamente não é a única, Mi! Eu geralmente não estabeleço quais livros quero ler, mas quantos… esse ano quero fazer os dois pra ficar mais emocionante haha.
      Uau, 50… eu acho que nunca ultrapassei 50 por ano. Minha média é baixa, entre 15 e 20, mas esse ano apesar de eu ter ficado um pouco frustrada com os 30 ainda foi melhor que nos anos anteriores.
      Hahaha você tem lista de top 10? Essa eu nunca fiz, acho que não consigo… 1984 é MUITO BOM, eu fiquei na beira da cadeira o tempo todo! O final foi meio frustrante pra mim porque eu realmente torcia pra um final feliz, mas foi tão genial que eu fiquei completamente arrepiada! Recomendei pra todo mundo lá em casa! E O Estrangeiro eu li pra fazer uma resenha crítica em uma aula da faculdade, mas acabamos nem entregando porque a professora era mais perdida que a turma, tadinha! Eu gostei dele, mas quero dar outra chance mais pra frente pra ler com mais calma, apreciando tudo certinho, sem me preocupar com estética, temas, motivos e etc.

      As releituras eu acho que não valem, não sei porque também haha. Sei lá, você já leu, então dá a impressão que é roubo, marmelada hahaha. Bora fazer tua lista de 2011?

  5. Hahahaha.. Tô super dentro! Amanhã minha lista entra no blog (eu anotei todos até agora =p)!

    O meu caso foi o contrário do seu… Nunca li tanto na minha vida quanto este ano! o.O

    Agora, a lista pra 2011 é que vai ser difícil… Acho que vou criar uma página e vou atualizando aos poucos, até porque vão surgindo novos títulos que eu PRECISO ler. Hahahaha…

    • Uhuuu sabia que poderia contar contigo!!!

      Esse ano também foi o ano que eu mais li, mas ainda assim esperava mais… fiz uma média de 2,5 por mês, sem contar as releituras (acho que elas que me atrapalharam haha). Ano que vem quero ler pelo menos 3 por mês!

      É sempre bom deixar uns espaços em branco na lista né? Eu acho que vou fazer assim haha. Preencher metade com títulos que já tenho aqui e títulos que eu já estou esperando pro ano que vem (Percy Jackson!!!), e a outra metade fica em branco aguardando passeios à livraria e recomendações…

  6. Pingback: Livros e Leituras – Versão 2010 « Café com Blá Blá Blá

  7. Gente, eu ainda não postei no blog e nem fiz a lista porque queria muito terminar um dos dois livros que estão aqui em casa antes de fazer uma resenha!
    Nossa, estou acompanhando o blog, e agora as listas… Eu não vou fazer, li tão pouco esse ano! A faculdade realmente não me deixa ler. Só nas férias que tenho cabeça… Já cheguei aos 50 por ano! Dos 11 aos 17 minhas listas eram lindas, agora que tá a vergonha de uns 10 livros por ano e olhe lá.
    Mas estou adorando ver tudo o que vocês lêem, e anotando algumas coisas para acrescentar à minha lista de livros!

  8. ohhh… acho que todas sabem que eu estou fora dessa! eu praticamente mal leio! mas vou tentar ler…cinco? hahaha
    minhas resenhas vao ser de mangás de qualquer jeito…e devo contribuir com alguns livros em geral… enfim! vou postar logo logo! eu espero!

  9. Pingback: Livros e Leituras – Versão 2011 « Café com Blá Blá Blá

  10. Pingback: Ano Novo, Lista Nova! « Por Essas Páginas

Deixe uma resposta

