Resenha: Stardust (filme e livro), Neil Gaiman

Oii!! Eu sou a Lain, a mais desnaturada do bando aqui, hahaha. Não leio muitos livros, e ultimamente nenhum, além dos meus mangás e meus livros que estão meio-lidos. Mas, eu li alguns e acho que tenho o gosto mais peculiar (?).

Vou fazer uma resenha do livro Stardust, de Neil Gaiman, e já aproveito e falo da adaptação cinematográfica.

A ordem: eu vi o filme antes de ler o livro. Não aconselho, mas foi isso que aconteceu comigo. E eu prefiro o filme (alguém vai me bater?).

Antes de eu comentar sobre o livro/filme, vamos falar de Neil Gaiman! Eu não li e nem sei se vou ler outros livros dele, mas o cara é super famoso por suas obras (além de Stardust, tem The Sandman, o que mais ouvi falar) e geeks por todo mundo o veneram (inclusive um amigo meu) e fala sério, até fiquei com medo de um cara na livraria quando ele estava falando sobre The Sandman. Enfim, ele tem uma legião de fãs. Por quê? Vou tentar explicar com o resumo do que li e vi em Stardust.

O livro e o filme conta a história de Tristran (Tristan, no filme) que para conquistar o amor de sua amada, Victoria, a promete que vai pegar a estrela cadente que caiu no outro lado do Muro. O Muro é a divisão da cidade (que se chama Muro, eu traduzi né, mas no inglês tá Wall) em que os dois vivem para a cidade da fantasia, governado por um rei… hum… malvado? Ok, não sei se diria malvado, mas com certeza, um cara sádico, porque, no momento em que Tristan promete que vai pegar a estrela, o mesmo rei desse reino mágico fala para os seus filhos que quem pegar a estrela vai ser o futuro rei (e no caminho os irmãos tem que se matar até sobrar um, porque é uma tradição,  fichinha!). Mas, quem acaba chegando na estrela primeiro é o Tristan, com uma ajudinha de uma vela mágica, e acaba descobrindo que a estrela é Yvaine. Yvaine é um pouco seca e dura e logo não se dá bem com o Tristan que é meio bobinho. Aí aparece um trio de bruxas velhas que estavam esperando uma estrela cair, pra que? pra arrancar o coração dela e come-lo, assim poderão ficar jovens e bonitas. Ou seja, todos estão atrás de Yvaine e nenhum deles se importa com a vida dela, tirando o Tristan (ah não! no começo ele tbm não liga mto, ele só quer entregar ela como um objeto-presente pra Victoria). E ainda se junta a corrida: a mãe verdadeira de Tristan e sua bruxa dona, um navio voador com sua tripulação que caça relâmpagos e um ambiente medieval e hostil. Enfim, corrida, caça e reviravoltas. Ah, e o amor também!❤

As diferenças: o filme é mais ameno em certos aspectos. Bem sutil, pois o principal da história ainda é mantido. Mas, no livro, descreve as cenas mais sensuais e o mundo é mais violento, e eu diria que é mais o estilo do Neil Gaiman, neste mundo fantasioso não há só fadas, diria que elas nem existem, e se existem, querem o seu dinheiro e as bruxas também. Brincadeira, mas acho que deu para pegar a idéia né? Não é um livro de fantasia para crianças!

Por que eu prefiro o filme? Quando eu vi o filme, eu ADOREI! E estava louca pra ler o livro, mas aí quando fui ler… não achei tão bom assim, e pra mim acho que foi o ambiente sombrio e é mais devagar o passo, enquanto no filme, a coisa anda mais rápido e tem aquele ar de fantasia boa, de bem contra o mal e etc. Então, acho que a ordem certa é mesmo ler o livro primeiro e depois ver o filme.

Ficha técnica:

Título: Stardust (filme de 2007, livro de 1998)

Autor: Neil Gaiman

Filme (Diretor e atores principais): Dirigido por Matthew Vaughn e elenco com Claire Danes, Robert De Niro, Michelle Pfeiffer e Charlie Cox (entre outros).

Páginas: 256

Avaliação: 5/5 estrelas (para os dois, porque eu acho que não ter lido primeiro me influenciou)

17 respostas em “Resenha: Stardust (filme e livro), Neil Gaiman

  1. Eu ainda não li nem assisti Stardust. Confesso que já quase comprei o livro (mas eu achei outro que queria ler, então comprei o outro hahaha) e já quase assisti o filme (mas já tinha começado e eu não queria assistir pela metade). Eu acho que é normal, em certos casos, a gente gostar mais do filme do que do livro. Isso aconteceu comigo em Senhor dos Anéis (apesar que eu pretendo ler novamente os livros para saber se eu mudo de opinião).
    A história parece ser muito interessante bem do tipo mesmo que eu gosto! E é bom saber que é melhor ler o livro primeiro… Inclusive, vou colocá-lo na minha lista para 2011!

    • obrigada lanyy!!! pois é… aconteceu o mesmo comigo em Sr. dos Aneis! Acho bom ler o livro antes pq aí vc acompanha o ritmo do livro, o filme sempre é mais rápido né?
      O filme, os atores ajudam né? Nada mal o elenco!

  2. Eu também assisti antes de ler o livro. rsrs Eu gostei dos dois, acho que no livro a gente sente falta de um clima mais ameno, é tudo muito sombrio e às vezes sério e seco, mas acho que esse é o jeito do Neil Gaiman mesmo hehehe.

    Além do mais, no filme tem mais cenas de humor, como no caso dos caçadores de raios, eu morria de rir com eles. Robert De Niro estava ótimo!

    Pretendo ler outras obras de Neil Gaiman, inclusive Sandman. Mas é tudo muito carinho, não dá pra comprar. rsrs Stardust eu peguei em promoção só por causa do filme.

    • ahhh eu tbm estou pra ler Sandman, mas nao sei…as pessoas que leem me dao medo… ahhaha

      SIM! o filme era mto mais engraçado ne? tbm lembro disso! tanto que nem lembro tanto do cara de Robert de Niro no livro direito, ainda bem que nao falei mto sobre ele, nao queria mtooo contar do plot depois pra nao estragar ne… é bom ver o filme e o livro sem saber o que vai acontecer!

  3. Primeiramente, e o mais importante, Neil Gaiman rlz =| Ponto

    Quanto a Stardust, minha memória é fraca, mas eu acho que li o livro antes de ver o filme, hahaha. Eu gostei bastante de Stardust, mas acho que eu esperava demais da história.

    Antes de eu ler Stardust eu li Sandman (foi a primeira obra do Gaiman que eu li) e depois disso li uns dois livros de contos dele. Depois de ler esses livros eu guardei na minha mente que Neil Gaiman era um completo monstro desalmado @_@ mas que escreve BEM DEMAIS.

    Stardust quebrou um pouco esse fluxo =P (Depois veio Coraline…), já que é mais leve do que qualquer outra coisa que eu tinha lido dele.

    Talvez por ter lido esperando algo um pouco mais chocante eu tenha me decepcionado um pouco. Mas acho que é uma boa obra pra introduzir as pessoas aos textos do Gaiman D=

    Um dia eu vou convencer a Lain a ler Sandman =|

  4. O filme é melhor (também vi primeiro), maaasss, o livro não é ruim, pelo contrário, quebra nossos conceitos de fantasia, e outra, Gaiman é Gaiman, é um escritor de verdade, indico ler Lugar Nenhum, o livro, a adaptação para hq é muito ruim.

  5. Eu ainda não vi o filme pq quero ler o livro primeiro e não consegui achar essa naba pq tá esgotado. Vou tentar comprar em inglês.
    Cara, eu AMO Neil Gaiman. =D

  6. Eu ganhei Coraline de uma amiga minha de aniversário ano passado e adorei! Achei bem leve (apesar da história dos olhos) e recomendo. Foi o único livro do Gaiman que li até hoje, mas Stardust está na lista. Esses tempos cheguei a baixar o filme, mas não vou assistir antes de ler o livro então.

    • Ohh… eu estou super a fim de ler/ver Coraline!!!
      Eu acho que se vc ver o filme, vc nao vai achar o livro tao bom… eu acho… depois me fala como foi!

      • É, não vou fazer isso não haha. Vou colocar Stardust na minha meta de leitura de 2011, vamos ver haha

  7. Eu vi o filme Coraline e adorei! E Stardust está na minha lista de filmes favoritos! Eu não sei, acho associamos fantasia à um mundo mágico e feliz e por isso nos decepcionamos quando lemos livros sombrios. Mas eu gosto desse estilo, sou fã do King, então tenho certeza que vou gostar dos livros do Gaiman. Só não comprei até hoje porque os livro são caros.

    • concordo, acho que por isso que gosto de Stardust. É bem legal ver fantasia + ambiente sombrio, é bem interessante esse foco!
      É meio caro mesmo… mas é bem legal tbm…

    • Eu também assisti Coraline, queria muito ler o livro! Algumas coisas assustam, mas não quer dizer que só pq é fantasia, não vai ter um lado sombrio da coisa, né?

Deixe uma resposta

