Resenha: Harry, a History

Olááá,

Bem, confesso que fiquei MUITO animada quando fiquei sabendo que a Editora Rocco irá publicar o livro “Harry, a History” (que terá como título “Harry e seus fãs”). Eu tive essa reação porque achava difícil que ele fosse traduzido (aliás, é difícil até achá-lo aqui em inglês para comprá-lo). A tradução será lançada no dia primeiro de março, e como eu já li esse livro em inglês, resolvi comentar um pouquinho sobre ele!

Para quem não conhece (e se você não a conhece, provavelmente não faz parte do fandom de Harry Potter), Melissa Anelli é administradora do site The Leaky Cauldron, um dos sites internacionais mais famosos sobre essa saga. Ela teve a chance que qualquer fã gostaria de ter: entrevistar a J.K.Rowling. Inclusive MAIS de uma vez. Quem não se lembra daquela famosa entrevista que ela e o Emmerson, do Mugglenet, fizeram após o lançamento de “Harry Potter and the Half-Blood Prince?”. J.K.Rowling gostou tanto desse projeto, que além de concordar em ser entrevistadas mais uma vez, ela inclusive escreveu um prefácio para o livro (que, como é de se esperar, é LINDO!).

Como diz na capa da versão Americana do livro:

“Durante o curto espaço de apenas uma década, centena de milhares de pessoas perfeitamente comuns fizeram história: eles se tornaram as únicas pessoas que vão lembrar como era quando a saga Harry Potter ainda não estava terminada. Como era procurar amigos, famílias, fóruns online, fanfiction e podcasts para se entreter entre os lançamentos dos livros”.

Para todos os fãs da série, o livro é uma maravilhosa viagem no passado. Já no início já percebemos como Harry Potter influenciou a história de Melissa. E exatamente por ter acesso as pessoas importantes no mundo Potteriano, nós temos tanto o relato de uma fã, quanto entrevistas que nos ajudam melhor a entender o que realmente estava por trás do fandom Potteriano. Muitas pessoas aprenderam MUITO com Harry Potter e é simplesmente fabuloso que alguém tenha publicado um livro sobre isso, exatamente para as gerações futuras poderem entender melhor como que era quando todos os livros ainda não tinham sido publicados. Um exemplo: mesmo fazendo parte do fandom, eu não sabia quem quem iniciou essa ideia de fazer lançamento do livro em uma hora específica para as pessoas irem na livraria comprar foi exatamente a saga Harry Potter! E ainda se preocupando com o dia, para não atrapalhar as aulas dos leitores!

Quando eu penso tudo o que presenciei por causa dessa série, tudo o que aprendi e todas as amizades que eu fiz, eu nunca consigo achar as palavras necessárias para expressar tudo o que eu sinto. Eu tenho certeza que a Melissa também não conseguiu, já que sentimentos são sentimentos, mas é uma ótima forma de guardar um pedacinho do fandom do nosso lado!

É claro que eu recomendo MUITO esse livro. Tem momentos que a leitura é meio arrastada, já que ela depende do interesse do leitor naquele tópico (sinceramente, achei a parte de Wizard Rock muito grande!). Mas, todo fã de Harry Potter deve ler. Aliás, esse livro tinha que ter, depois de cada capítulo, uma página em branco para fazermos as nossas anotações!

Ficha Técnica:

Título: “Harry, a History” – em português, “Harry e seus fãs”

Autor: Melissa Anelli

Editora:Simon & Schuster – no Brasil, Editora Rocco

Número de páginas: 356

Avaliação: 4/5 estrelas

Vale a pena visitar o blog da Editora Rocco sobre a série! Inclusive tem uma parte de “Conheça os fãs” que é muito interessante!

11 respostas em “Resenha: Harry, a History

  1. Eu lembro que no começo fiquei meio receosa em ler Harry, a History, mas quando me rendi e comprei, foi uma questão de dias pra terminar. Como você disse, é leitura obrigatória pros fãs de Potter. Tinham momentos em que eu me sentia lá, conseguia relacionar exatamente o que a Melissa descreve com o que eu sentia. Certamente não é uma obra de arte, mas vale muito, muito a pena! Obrigada pela resenha, Lany, deixou vontade de ler de novo!

    PS: Eu achei a parte de Wizard Rock super interessante! A parte das fanfics que fiquei meio perdida, mas quando ela dá aquele tapa na cara da Cassandra Claire tudo fica mais bonito haha

    • Se a gente for analisar a escrita, realmente não é uma obra de arte! Mas a gente acaba se relacionando com a Melissa e viajando no passado, e por isso vale MUITO a pena ler!

      PS: ADORO o tapa na cara da Cassandra Claire!

      • Só ela contando os encontros dela com a JK Rowling já faz toda a leitura valer a pena haha! E os trechos da entrevista que não foram parar no livro e ela colocou no site também são muito legais!

  2. Realmente, vale a pena ler, mas a leitura é beeeeeeeeeeeem pesada. Achei em alguns pontos (principalmente a parte do Wizard Rock) beirando o insuportável. Melissa é certamente uma excelente jornalista, mas não é escritora. Claro que ficamos super emocionados e nos identificamos, porque está ali praticamente tudo que a gente passou! Confesso que não terminei de ler o livro, simplesmente fui passando outras coisas na frente, mas me animei a voltar a ler com o seu post, Lany.

    • Eu consegui ler tudo, mas realmente tem certos momentos que dá aquela vontadezinha de pular hahaha! Mas termine sim de ler Mel, tem partes super legais nesses momentos mais entediantes!

  3. Ai que lindo, Lany!!!
    Ainda não li, mas é apenas uma questão de tempo!!
    Me bateu uma sensação de nostalgia aqui… Principalmente quando li o trecho que você destacou. Lembro de ficar contando os dias para o lançamento de “O Cálice de Fogo”. Atormentei tanto minha mãe, que ela ligou para a Rocco no Rio para descobrir a data de lançamento! (Ainda não existia os blogs literários, hahaha)…
    Assim que sair por aqui eu vou comprar!😉

    • Hahaha, realmente, os blogs literários ajudam muito nesse quesito! Conseguimos ficar sabendo de todos os lançamentos literários!
      Compre sim! =O)

  4. Pingback: Loucuras que fiz por Harry « Viajando Sem Dinheiro

  5. Pingback: Loucuras que fiz por Harry « Livros de Fantasia

  6. Olá!
    Sou responsável pelo blog Harry e seus Fãs (www.harryeseusfasolivro.wordpress.com), da Editora Rocco. Vamos começar a publicar as resenhas que os fãs fizeram do livro. A sua resenha ficou muito boa e gostaria de saber se posso publicá-la no blog, com os devidos créditos e link para o Por essas páginas.

    Abraço,
    Amanda Borges
    harryeseusfasolivro@gmail.com

Deixe uma resposta

