Resenha: Feios

Eis aqui a resenha de um livro indicado pela Melissa, do blog Livros de Fantasia.

Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de “feia” em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.

Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito – e, acredite, não é nada bonito. [Fonte]

Feios conta a história de Tally, uma garota normal que cresceu num mundo anormal. Após Peris – seu melhor amigo – ter completado 16 anos, passado pela cirurgia e se tornado Perfeito, Tally mal pode esperar por sua vez. Mas ela sente falta de Peris, e então vai escondida até a cidade onde todos os Novos Perfeitos moram (e onde Feios como ela são proibidos de entrar). É ao tentar escapar de ser pega em um lugar onde não deveria estar que Tally conhece Shay, a menina estranha que não está empolgada para a cirurgia que a tornará Perfeita. Após preencherem o vazio de uma vida solitária com a nova amizade formada, Shay faz uma confissão: existem pessoas vivendo fora dos limites da cidade, pessoas que não fizeram a cirurgia e ela pretende juntar-se à elas. Tally não entende as motivações de Shay mas não pode impedí-la de seguir seu caminho. Shay então vai tentar encontrar os Enfumaçados – grupo de pessoas que vivem fora das cidades – e deixa uma mensagem críptica ensinando à Tally como chegar no local onde eles moram. Tally não tem a menor intenção de ir; tudo que ela deseja é tornar-se Perfeita e passar seu tempo em festas com Peris e os novos amigos que vai fazer. Mas no dia de sua cirurgia, ela precisa fazer uma escolha: seguir as direções de Shay e trair sua confiança, indicando o local onde os Enfumaçados vivem ou nunca tornar-se Perfeita.

E Tally vai. Ela prefere trair sua amiga a não ter seu sonho realizado, e é por isso que eu simplesmente adorei a personagem criada por Scott Westerfeld. Ela sabe que o que está fazendo é errado, que não é uma pessoa de honra, mas se convence a cada hora que está fazendo aquilo não apenas por seu motivo egoísta, mas também para ajudar Shay. Afinal, quem garante que os Enfumaçados realmente existem? Ou que eles não estão mantendo Shay como prisioneira? Levar o grupo de Circunstâncias Especiais até a Fumaça seria um grande favor a todos eles, realmente…

Mas nem tudo é como parece, e quando Tally descobre um segredo que ninguém deveria saber, seu mundo vira de ponta cabeça, com tudo que ela aprendeu desde criança, tudo em que sempre acreditou reduzido à uma grande e terrível mentira. Pra mim, é essa transformação na maneira de Tally ver o mundo que é a grande atração de Feios. Certamente, o enredo é fascinante e a narrativa de Westerfeld é eletrizante (às vezes até demais), mas é a evolução de Tally Youngblood que mais me cativou. Ela começa como essa criatura extremamente inofensiva (se você não contar as regras que ela quebrava, como ir para as Ruínas ou para Nova Perfeição), passa a ser manipulada por pessoas que ela teme em um jogo que ela não entende, e termina como dona de seu próprio destino, capaz de fazer suas próprias escolhas por mais difíceis que elas sejam. E um livro cujo personagens são capazes de deixar os leitores preocupados com seus futuros é certamente um livro que eu recomendo.

Ficha Técnica
Título: Feios (Uglies)
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 416
Classificação: 4 estrelas

14 respostas em “Resenha: Feios

  1. Gostei!!! Esse livro não tem uma continuação? Vi algo do gênero ou do mesmo autor por ai, mas com titulo diferente. O enredo me lembrou a ilha, tem algo haver?

    • Tem, são quatro livros no total. O segundo chama Perfeitos, o terceiro Especiais e o quarto Extras. Eu não dava muito pra série quando me falaram a primeira vez, mas gostei bastante. Tô esperando o terceiro livro chegar pra continuar lendo hehe. Ilha? A ilha de Lost?

    • Não, não tem nada a ver com clones. Mas tem a ver com medicina e tecnologia, bem como com falta de privacidade e o governo tendo acesso e controle à praticamente tudo.

  2. Já está na minha prateleira há um tempão… Mas confesso que acabei adiando a leitura! Espero ter uma brechinha em breve para ler a série!! (Leia-se: quando o TCC me deixar em paz! -_-)

    • Eu não dava muito pra série não, mas acabei gostando. Terminei o segundo e me deixou como no final do primeiro, pensando “E agora, José?!” Não achei tão bom quanto Hunger Games, mas não fica muito atrás não, vale a pena!

  3. O final dos dois livros é angustiando. A gente entra em desespero!!!! hahahaha

    Eu gostei muito da série, achei a idéia muito boa. O terceiro livro foi lançado no Brasil semana passada e eu quero comprar de qualquer jeito!!!!! aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah!

    E eu quero ler Hunger Games!!!!!

  4. Eu li “Feios” já faz algum tempinho, antes de ter lido “Jogos Vorazes”. Eu adorei o livro, achei muito diferente de tudo que havia lido até então. Mas quando li “Jogos Vorazes”, acabei desanimando com essa série hahaha! Mas já comprei “Perfeitos” e está aqui na minha prateleira, na fila dos livros ainda não lidos (que a cada dia que passa só aumenta, culpa da Nora Roberts!)

    • Eu também prefiro Hunger Games, mas gostei bastante de Feios. Confesso que o final de Especiais me decepcionou um pouco… mas não deixa de ser bom.

  5. Pingback: Resenha: Perfeitos | Por Essas Páginas

  6. Nossa que interessante! Gostei bastante da idéia, vou anotar aqui como livros a ler/comprar/encontrar em algum buraco etc. hahahahaha xD

    Parceira, eu adorei teu post no tumblr sobre leitores malucos hahahaha😀 Só que eu não sabia onde comentar ou dar um like hahahahahaha

  7. Pingback: Resenha: Perfeitos « Por Essas Páginas

Deixe uma resposta

