Capas de Livros

Diz o ditado que não devemos julgar um livro por sua capa, mas que atire a primeira pedra quem nunca comprou ou hesitou em adquirir um exemplar por causa da beleza (ou falta da mesma) de uma capa.

Capas são uma parte extremamente importante do processo de leitura, pois é através delas que temos nossa primeira impressão do livro em questão. E apesar de não ser verdade – existem livros bons com capas horrendas – capas atraentes fazem muita diferença. É claro que “atraente” muda de pessoa para pessoa e o que eu considero uma capa linda pode ser o que 99% das pessoas considera hediondo. Gosto é gosto.

Mas existem dois aspectos na questão capa de livros que muito me interessam. O primeiro é que – até onde eu entendo – o autor não tem controle sobre isso. Já vi várias entrevistas nas quais o autor é questionado sobre o significado da capa e diz não saber pois não esteve envolvido em seu processo de criação. O segundo é como existem capas diferentes para o mesmo livro em lugares diferentes – e às vezes até no mesmo lugar, como é o caso do Reino Unido com suas capas adultas e infantis.

Sendo assim, quero dividir com vocês hoje algumas capas que encontrei de um dos meus livros favoritos: A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak (resenha aqui). É interessante notar como a maioria das capas demonstra um aspecto diferente do livro e ao mesmo tempo todas passam um tom um tanto quanto sombrio, o que é bastante propício devido à narrativa do livro.

Capa Alemã

Edição Australiana

Capa no Brasil

Uma das edições chinesas

Espanha

Capa Dura francesa

Edição italiana

Japão

Noruega

Capa Dura russa

Paperback na Rússia

Tailândia

Turquia

Paperback no Reino Unido

Capa Dura no Reino Unido

Estados Unidos

Interessante, não? Qual a preferida de vocês?

5 respostas em “Capas de Livros

  1. EU ADORO ESSE LIVRO! MAS PERDI MEU EXEMPLAR! hahahahahahahahahahaa

    Muito interessante as capas! thanks ily!

  2. Eu AMEI a capa da Rússia, mas meio mórbida não? Achei a MAIS tensa.
    Eu concordo com tudo que você falou, Ily. Capas são PRIMORDIAIS. Cansei de comprar, ou deixar de comprar, por causa de capa. Graças a Deus, o campo editorial no Brasil tá crescendo. A gente repara também que varia a qualidade de Editora pra Editora, uahuaha, mas de modo geral, a qualidade das capas tá aumentando muito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s