Resenha: Um Dia

15 de Julho de 1988. Emma e Dexter se conhecem na noite da festa de formatura. Amanhã eles seguirão caminhos diferentes. Mas onde estarão nesse mesmo dia um ano depois? E nos anos que se seguirem? Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas – vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida. Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls.  Fonte

Após ter visto o trailer do filme – que conta com dois de meus atores preferidos no elenco principal – comprei Um Dia desesperada para devorá-lo e certa de que adoraria cada página. O livro não superou minhas expectativas, mas chegou perto. Nós conhecemos Dexter e Emma no dia de suas formaturas: Emma quer ser a diferença no mundo e Dexter quer viajar o mundo. Cada um começa sua jornada acreditando que está fazendo aquilo que sempre desejou, mas à medida que os anos passam, eles começam a se questionar sobre o caminho que suas vidas tomaram.

A narrativa sempre no mesmo dia em cada ano é interessante, apesar de deixar as coisas um pouco mais confusas: a cada começo de capítulo é necessário se acostumar com todas as mudanças ocorridas durante o ano inteiro, e honestamente, tem algumas que levam um tempo até nos acostumarmos – especialmente mais pro final do livro.

Um Dia não é um livro que tem espaço na minha cabeceira, mas nem por isso deixa de ser um livro bom. O filme, que tem a estréia prevista para Agosto desse ano, certamente promete ser uma ótima adaptação.

Ficha Técnica

Título: Um Dia (One Day)
Autor: David Nicholls (tradução de Claudio Carina)
Editora: Intrínseca
Páginas: 464
Classificação: 3 estrelas

10 respostas em “Resenha: Um Dia

  1. Sabe, desde que vi o trailer, eu fiquei curiosa. Já tinha lido outras resenhas, o que me deixou mais curiosa ainda e logo vi algumas promoções aqui e ali… Mas ainda não adquiri o livro. rsrs Estou pensando muuuiiito se devo! E sinceramente, ainda estou tentada… rsrs

    • Eu acho que vale a pena. Não é um dos melhores livros que já li e nem fiquei tão apaixonada – pelo contrário, eu sempre queria bater nos dois personagens hehe – mas é um livro bom!

  2. Esse livro me chamou muita atenção quando ele começou a ser divulgado pela Íntrinseca. E pelo o que você comentou, ele parece ser o tipo de história que eu gosto! Vai para a minha enorme lista de livros!

  3. Esse livro meio que se parece com algo que vivi e não estou a fim de pensar sobre. huahuahuahuahua Então, sei lá, fiquei com medo. xD
    Um dia – parafraseando -, quem sabe, tomo coragem e leio… *é, eu fiquei meio perdida quando li a resenha*

  4. Parceira, acabei de ganhar esse livro em uma promoção da Intrínseca no Twitter! Tô super contente, vou ler e depois comentar aqui o que achei, pela sua resenha deu vontade de ler! (Aliás, lembrei que você tinha resenhado o livro quando vi que ia ter a promoção!).

  5. Pingback: Top Ten Tuesday: Dez livros que espero que Papai Noel traga | Por Essas Páginas

  6. Pingback: Top Ten Tuesday: Dez livros que espero que Papai Noel traga « Por Essas Páginas

Deixe uma resposta

