Meu autor de cabeceira: Rick Riordan

            O meu autor de cabeceira dessa semana é um que eu espero que ainda venha para uma Bienal aqui no Brasil e que a Ily teve a felicidade de conhecê-lo: Rick Riordan!

Rick Riordan

            Rick Riordan nasceu no dia 5 de Junho de 1964, em San Antonio, Texas. Os pais dele eram professores mas também tinham outras profissões. A mãe trabalhava com música e era artista e o pai trabalhava fazendo artefatos de cerâmica. Ou seja, Rick cresceu em uma família muito artística.

           Rick estudou na “Alamo Heights High School” em San Antonio. Ele trabalhou como editor para o jornal da escola e também se meteu em confusão publicando um jornal não autorizado que satirizava o colégio, especialmente o time de futebol que sempre perdia. Ele estudou na “North Texas State” (porque ele achava que seria tocador de violão é lá tinha o melhor programa de música), mas depois foi transferido para a Universidade de Texas em Austin. Ele se graduou em Inglês e História.

            Sobre o universo dos livros, o primeiro que Rick lembra que leu por lazer foi “O Senhor dos Anéis” e ele diz que provavelmente o leu dez vezes (muito bom gosto Riordan!). Ele primeiramente lia fantasia e ficção científica e depois se interessou por mistérios. Mas ele diz que sempre gostou de mitologia grega!

            Rick trabalhou três anos como diretor de música em um acampamento de verão “Camp Campers”. Foi desse local que ele teve a ideia para o Acapamento Meio-Sangue. O primeiro trabalho dele foi lecionando em New Braunfels, no Texas. Depois disso, ele e a esposa se mudaram para San Francisco, onde moraram lá por oito anos. Eles tem dois filhos, Haley e Patrick. Ele lecionou por mais um tempo mas depois parou para somente trabalhar como escritor. Ele ensinou mitologia praticamente todos os anos que ele foi professor. Ele sempre gostava desse tema e os alunos dele também!

            A primeira história que Rick submeteu para ser publicada foi quando ele tinha 13 anos. Ela nunca foi publicada. Os primeiros trabalhos dele publicados foram duas pequenas histórias em uma revista. O primeiro livro de Rick que foi publicado foi “Tequila Vermelha”, que é para o publico adulto e se passa no Texas. Como vários autores, ele foi rejeitado várias vezes. Eu ainda não li, mas ganhei o livro e está na minha (grande) lista de espera!

          A série mais conhecida é “Percy Jackson e os Olimpianos” que é composta de cinco livros (e diga-se de passagem é MARAVILHOSA!). A ideia para essa série surgiu porque Haley pedia para que ele contasse histórias sobre os deuses e heróis da mitologia grega. Quando ele contou todas as histórias, o filho pediu para que ele inventasse histórias baseadas nesse universo. Ele pensou por alguns minutos. Então se lembrou de uma atividade que fazia com os seus alunos,  que era inventar um semi-deus e descrever uma aventura sobre ele. Então, ele inventou Percy Jackson e contou a história de como ele conseguiu resgatar o raio de Zeus. A história se passava na América atual e Haley gostou tanto que sugeriu que ele escrevesse um livro! Ele mostrou o primeiro livro para alguns dos seus alunos, e eles deram algumas sugestões e inclusive ajudaram a escolher o título. Agora, Rick está escrevendo uma nova série (“Os heróis do Olimpo”), que é uma continuação da saga de Percy. O primeiro, “O Herói Perdido” (vocês podem ler uma resenha aqui) já foi publicado em português; o seguindo, “The son of Neptune” ainda vai ser lançado lá fora (aqui vocês podem saber sobre as informações já lançadas sobre ele!). O primeiro livro da saga de Percy também virou filme, mas eles mudaram muita coisa! Depois de alguns spoilers, resolvi não assistir o filme, então não posso opinar muito sobre ele!

Percy Jackson

Annabeth Chase

            Outra série de Rick é “As crônicas de Kane”, que é baseada na mitologia do Egito. Até agora, já foram lançados dois livros: “A Pirâmide Vermelha” (vocês podem ler uma resenha aqui; apesar da Ily não ter gostado, eu gostei!) e “The Throne of fire” (que ainda não saiu em português). Eu já li os dois livros dessa série e gostei, mas admito que eu gosto MUITO mais de Percy Jackson!

Carter Kane

Sadie Kane

            Algumas curiosidades:

            – Ele tem um cachorro e dois gatos pretos!

            – Quando perguntado qual livro que favorito que ele escreveu, Rick responde que é uma pergunta difícil, já que é como perguntar qual dos seus filhos é o seu favorito. Ele gosta de cada um por diferentes razões. Ele também não consegue responder qual é o personagem favorito, mas provavelmente seria o Grover ou o Tyson, já que ele gosta muito de escrever sobre eles.

            – No tempo livre, ele gosta de ler, nadar, tocar violão e viajar com a família. Ele também gosta de jogar vídeo games com os filhos (inclusive no Wii!)

Obs: Esses desenhos dos personagens são do próprio site do Rick Riordan, e portanto são oficiais!

4 respostas em “Meu autor de cabeceira: Rick Riordan

  1. Ahhhh será que ele vai vir na Bienal??? Mas daí do Rio nem dá… blé! Queria que viesse aqui em SP! *egoísta* rsrsrsrs
    Também adoro o Rick, ele me fez sair da viuvez de Harry Potter e Torre Negra (que foi que me fez sair da viuvez de HP e me deu outra viuvez hahahaha). E realmente o Grover deve ser bem divertido de escrever 😀
    O Rick joga Wii!! Ganhou mais um ponto nos milhares de pontos que ele já tem! E que fofo ele perguntar aos alunos se gostaram do livro e pegar idéias deles! Super fofo!!!

  2. Ele é tão, mas tão querido!!! Não vejo a hora de sair Son of Neptune!!! E apesar de não ter gostado realmente de Red Pyramid, eu comprei Throne of Fire e pretendo ler – só não sei quando hehehe. Ótima escolha, Lany!!

Deixe um comentário