Queridinho do Mês: Peeta Mellark

Olá pessoal! É com grande prazer que venho hoje estrear nossa nova coluna mensal, Queridinho do Mês, na qual falaremos um pouco sobre nossos personagens preferidos. Foi um tanto quanto complicado escolher quem teria a honra de estar no primeiro post da coluna, mas depois de muitas considerações, tive que ficar com Peeta Mellark de Jogos Vorazes, meu crush literário de quase um ano.

Vale lembrar que essa coluna contém spoilers dos três livros da série Jogos Vorazes (resenhas aqui).

I don’t wanna lose the boy with the bread

Para entender a história de Peeta é necessário entender o mundo criado por Suzanne Collins. Basicamente o mundo foi destruído e o que sobrou da América do Norte é hoje o país chamado Panem, governado pelo tirano presidente Snow. Existem 12 distritos que são escravizados pela Capital. Há muito tempo, o Distrito 13 se rebelou contra a Capital e – teoricamente – foi destruído. Para colocar os distritos em seus devidos lugares, a Capital criou os Jogos Vorazes: duas crianças de cada distrito são enviadas todo ano até uma arena, onde eles têm que enfrentar diversos perigos, e somente uma pessoa pode sobreviver. Peeta é um dos escolhidos para representar o Distrito 12 no primeiro livro da trilogia, ao lado de Katniss, a narradora do livro. Como as coisas nunca podem ser fáceis, é óbvio que os dois têm história, o que para ele significa estar apaixonado por Katniss, e para ela, significa que Peeta é o garoto do pão, o garoto que inconscientemente a fez sentir esperança novamente, erguer a cabeça e se tornar a pessoa que é.

Olhando superficialmente, muitas pessoas acreditam que ele não é nada além de um bobo apaixonado, mas existe muito mais em Peeta Mellark do que seu amor por Katniss. Ele é extremamente esperto, conseguindo criar estratégias juntamente com Haymitch para dar mais uma chance para Katniss sobreviver aos jogos – porque Peeta não acredita que ele vá sair de lá vivo. Peeta também é arrojado, tendo declarado seu amor por Katniss em rede nacional, o que nos leva à duas outras características dele: lealdade e altruísmo. Ele não mede esforços para preservar a vida de Katniss, para dar a ela alguma vantagem, mesmo sabendo que isso significa sua morte. Além disso, Peeta consegue entender logo no início o que os Jogos Vorazes significam, conceito que Katniss levou praticamente a série toda para compreender.

Eu não quero ser apenas um peão nos seus Jogos,” ele diz. Infelizmente entre o segundo e terceiro livros, é exatamente nisso que a Capital o transforma: um peão cujas memórias foram alteradas, uma máquina programada para matar Katniss, desprovida de sentimentos nobres que estiveram lá anteriormente. A lavagem cerebral pela qual Peeta passou nos faz simpatizar ainda mais com o personagem, mesmo que ela o tenha feito esquecer todos os sentimentos que ele nutria por Katniss. E a garota em chamas sente isso; ela lamenta não ter dado valor à Peeta enquanto ela o tinha, aos seus abraços firmes, à sua estabilidade, seu amor incondicional. Mas a Capital tirou tudo isso dele, transformando-o em um maníaco homicida que não sabe distinguir o que é real do que é falso, e talvez essas tenham sido as páginas mais difíceis de serem lidas. Porque nelas não estava o Peeta que decora bolos, o Peeta que pinta os horrores que viveu na arena; nela estava o Peeta tentando descobrir quem é, descobrir o que sente, e a grande ironia de Collins: Peeta, o garoto que é feito de bondade, tentando descobrir que não é uma má pessoa.

No final de Mockingjay, fica claro que Peeta não tem o fogo que domina Katniss e Gale, e é isso que o torna tão especial. É sua bondade, seu altruísmo, seu amor incondicional que nem a Capital conseguiu apagar completamente que fazem com que Peeta seja quem ele é. Peeta é mais uma vez, a esperança de Katniss, o que ela precisa para seguir em frente após todos os horrores vividos nas arenas e fora delas. Peeta é, afinal de contas, “o dente-de-leão na primavera” e é isso que o torna tão especial.

Ficha do Personagem
Nome: Peeta Mellark
Idade: 16 em Jogos Vorazes, 17 em Em Chamas e Mockingjay, 35+ no epílogo
Armas: Faca, Camuflagem, palavras
Descrição Física: loiro, olhos azuis, altura mediana, forte.
Hobbies: Assar, pintar, decorar bolos.
Curiosidade: Sua cor favorita é laranja, como o pôr do sol.
Nas telas: Josh Hutcherson interpreta Peeta Mellark na adaptação de Jogos Vorazes que chega aos cinemas em 2012.

27 respostas em “Queridinho do Mês: Peeta Mellark

  1. Ai Ily, eu estou chorando aqui lendo o seu post! LINDA coluna e você conseguiu passar tudo o que eu sinto quando eu me lembro do Peeta!
    Sabe, muitas pessoas ficam com medo do destino do Peeta quando vão ler Mockingjay, pensando que ele pode ser mais uma das vítimas da Suzanne Collins… Mas aí que todo mundo se engana: existem coisas MUITO piores. E foi muito difícil ler todas as cenas em que o Peeta estava perdido por causa da lavagem cerebral que foi feita nele. É por isso que o “Real or not real?” para mim é uma das frases que simboliza Hunger Games. O que é verdadeiramente real na nossa vida? Temos lá Peeta, o Peeta apaixonado pela Katniss, o menino do pão, que o final, mostra para a gente que nada é tão fácil…
    E mesmo depois de todo o choque emocional que temos com a série, eu fico muito feliz em saber que, no final de tudo, os dois conseguiram ficar juntos. Mesmo com tudo o que eles passaram, mesmo com todo o sofrimento… Temos um final que nos traz, no mínimo, esperança.

    • Awww… obrigada Lanyta! Se não fosse por você, eu jamais teria lido Hunger Games e me apaixonado pelo Peeta… Eu fiquei com medo dele ter morrido, porque logo no começo a Collins mostrou que ela não tem dó de matar personagens queridos… entretanto, é como você disse: existem coisas piores que a morte, e durante o livro a própria Katniss reconhece isso… quando ela fala que ver o Peeta sem o olhar característico dele a fez reconhecer tudo que ela nunca havia dado valor mais do que se ele tivesse morrido… esse é o horror que a Capital fez: deixar Peeta vivo, mas sem ser mais o Peeta, com a “versão mutante maligna” dele, como Johanna colocou. Enfim… Peeta definitivamente entrou no hall de personagens favoritos e inesquecíveis!

  2. Que lindo, Parceira! Ótima escolha, porque não tem outra definição para o Peeta, ele é um querido mesmo! Ele consegue nos conquistar desde o início, e realmente dá um nó na garganta quando ele perde o mais importante pra ele, que era sua integridade, suas memórias, o que ele menos queria que era virar um peão da Capital. Ele é uma personagem memorável, mais uma ótima criação da Suzanne Collins.
    Ai, como sinto saudades dele, da Katniss, e do universo de Hunger Games… Como você diz, esse é um livro com uma posição especial na estante!

  3. Então, Ily, estou lendo Hunger Games. Comecei hoje e já estou viciando. E suspeito que o Peeta vai ser meu Ron. hahahahaa Ai, não tem jeito, ele é tipo… awwwwwwwwwwwwn. I heart kind guys.

    Não li seu post porque não quero saber NADA de spoiler de Hunger Games.

    • Ainda bem que não leu, Mel!! Não leia spoilers hehe Hunger Games é muito bom pra estragar com spoilers!!! E sim… ele é tipo o Ron, apesar dos dois serem COMPLETAMENTE diferentes… mas no quesito “personagens que te fazem cair de amores imediatamente” sim, eles são iguais hahaha

      Boa leitura!!!

  4. Eu li uma parte, mas confesso que não li tudo, Ily… T_T
    To tentando não ler MAIS spoilers de Hunger Games até o final. hehehe
    Mas acho lindo o sentimento que o Peeta tem pela Katniss nos dois primeiros livros. Ele tem um ar inocente que cativa a gente!
    [SPOILER ABAIXO!!!!!!!!]

    Eu adorei quando ele pergunta pra Katniss se o Gale a beijou e quantas vezes, e ela responde só uma, ele vira pro outro lado e diz “Quinze”, morrendo de ciúmes, mas sentindo que estava na frente do Gale! hahahaha

    • Isso mesmo, Lu, termine os livros primeiro! Depois você lê o post hehe.

      Realmente, o ar inocente do Peeta é o que mais ajudou pra que eu me apaixonasse por ele. Ele é uma pessoa BOA… de todos os personagens ali, talvez com exceção da Prim, ele é o melhor. Não melhor personagem, mas melhor pessoa mesmo.

      Aaahhh eu adoro essa cena! Adoro que ele morre de ciúmes do Gale desde sempre, e que depois o Gale morre de ciúmes dele também e que a Katniss fica lá, nem aí hahaha.

    • Awwww eu fiz você gostar mais do Peeta? SCORE!!!!

      Eu juro que não entendo como você não caiu de amores por ele. Escapa do campo da minha percepção do mundo hahaha

  5. Tem gente que não gosta do Peeta, como assim??????????

    To chocada com os comentários na internet do povo xingando dizendo que o Peeta é um banana de pijama retardado que não faz nada história inteira. Gente, essas pessoas leram o mesmo livro que eu??????????

    O Peeta é a única pessoa boa da série inteira. E com isso não estou dizendo que a Katniss não é boa, que o Finnick e o Haymicth (nunca escrevo o nome dele certo aff) não são. Mas é que o Peeta é o puro de coração. Ele é tipo o Frodo. Ele bom e é o único capaz de refletir sobre a natureza humana sem ter que viver uma situação antes. Ai, só de falar nele eu choro…

  6. Amei o post =)
    Quando comecei ler o primeiro livro,me apaixonei de imediato por ele…no período entre o final do segundo e o início do terceiro,me dava uma agonia em não ter Peeta a salvo. Quando ele retorna,ver a situação em que ele se encontra é muito tenso.Ficar sendo vigiado e algemado o tempo todo.=s
    O que pode se perceber dele é que ele era o único que,verdadeiramente,sabia desde o início que o real inimigo era a Capital e ,mesmo não tendo seu amor retribuído,não perdia as esperanças e sabia manusear as situações de uma tal forma !
    Sem o Peeta na história não teria a mesma graça e katniss ainda sofreria com os pesadelos =)

  7. Peeta é meu personagem mais querido de toda a série, passando por Prim e Katniss.
    E ainda fico de boca aberta quando o povo vem xingar o Peeta, dizendo que prefere o Gale. Qual é…

    O Peeta é bom de coração. Ele nunca pediu nada em troca, mesmo dando sua vida pela da Katniss. Prova maior disso, é quando ele lhe dá o medalhão, dando a entender que sabia que ela teria uma vida fora dali, uma vida com a família dela…e Gale. Agora, quem é apaixonado, sabe como é duro, como machuca você ver quem você ama com outro. Agora imagina você aceitar isso?

    Ele é meu personagem favorito, e fiquei morrendo de agonia enquanto eu nao tinha ideia do que acontecia com ele.

  8. ADOREI seu post! Parabéns!
    Quem não gosta do Peeta que me desculpe, mas tem séeerios problemas!
    Ele é tudo isso que você falou e muito mais! Ele só fez bem pra Katniss, fez ela ser uma pessoa melhor, mostrou que ela poderia ter esperança num futuro melhor…e tudo isso sem pedir nada em troca. O completo oposto do Gale, que apesar de também gostar da Katniss, deixava o ódio pela Capital dominá-lo. Peeta é totalmente o meu maior crush literário, como você disse. Está no meu top 5 de personagens masculinos apaixonantes juntamente com o Mr. Darcy.

  9. aiaiaiai érr muito lindu tudo issu muitas pessoas naum reconhecem o Peeta como eli érr, mas graças a essa coluna os preconceitos qi eli sofre vão diminuir muito ObrigadoOo….

  10. Uau, Que post! Olha, não sou uma fã de Spoilers, mas não aguentei, e tive que ler. Eu concordo absolutamente com você, o Peeta é incrível! Tão doce, gentil, amável. Já me peguei chorando de pensar que ele não é real, apenas nos livros. Me deu um alívio enorme esse texto, porque algumas amigas minhas, as que me viciaram, viviam dizendo que o final era triste, que meio mundo ia morrer, que a Katniss nem gostava do Peeta… e agora, vou comprar Esperança com um pouco mais de alívio no peito. Mas ainda queria saber sua opinião: Você acha que a Katniss realmente ama o Peeta, ou usa ele para tentar esquecer Gale, ou todos os problemas que ela passou? Beijos!😉

    • Vania, seu post me emocionou🙂

      moça aí de cima, sei q vc não perguntou pra mim, mas eu tô com muita vontade de dar minha opinião hehe…..
      Bom, não tenho dúvidas sobre a Katniss realmente amar o Peeta, ele despertou nela sentimentos que nem o Gale não conseguiu, por exemplo. Isso fica claro a medida que ela o conhece melhor e percebe o quanto ele é bom e altruísta, a faz ter esperança e a ajuda a encontrar paz. Durante a séria toda ela se divide entre ele e o Gale, mas eu vejo a coisa assim: Gale é seu melhor amigo e apesar de acreditar que ela até começou a nutrir um sentimento romântico por ele também, a parcela do Peeta sempre esteve lá, msm sem ela perceber (tanto é que no primeiro livro ela diz o quanto reparou no ”menino do pão”, e fica claro que aquele momento deles a marcou pra sempre) daí o amor foi crescendo enquanto eles ficavam amigos de verdade e as desconfianças dela terminavam. Acho que depois daquele segundo beijo memorável deles na praia ela começou a ficar apaixonada, mas aí eles foram interrompidos pela Capital, da forma mais cruel.

      Sofri muito nessa série, mas a Suzanne Collins conseguiu de verdade trazer a tona o sentimento de esperança, uma crítica social fortíssima e personagens apaixonantes, depois de HP, Hunger Games é a segunda séria mais querida pra mim.

      • Tenho que discordar com você em parte do seu comentário, na minha opinião Katniss é apaixonada por Gale, não posso negar que gosta de Peeta também porém eu acho que ela escolheu Peeta por dois fatores importantes: a duvida, e a sensações de que cada um traz a Catnip.
        A duvida no caso é: Gale pode ter culpa na morte da Prim? Eu acho que Katniss nunca conseguiria viver com essa duvida, e é um dos motivos que me levam a minha opinião sobre a escolha dela.
        E as sensações eu acho que é por que o Peeta traz tranquilidade a Katniss o contrário do Gale que traz o fogo, a vida. E no fim acho que Katniss só queria tranquilidade viver uma vida pacata… Mais pra mim ninguém pode negar o quando a paixão é importante e forte..
        Mais enfim Katniss não ficou com Gale isso que importa.

  11. Eu amei o livro sem mais, a cada página que eu finalizava eu buscava saber algo de Peeta como se ele fosse alguém de verdade, alguém importante pra mim. Peeta marcou o livro de uma forma que eu acho que nem Katniss conseguiria sozinha, ele foi o ponto de equílibrio e sem ele Hunger Games não seria Hunger Games! E querendo ou não, ele te traz uma sensação de carência, e confesso que por inumeros momentos senti uma inveja absurda da Katniss querendo roubar Peeta para mim, e essa inveja só aumentava cada vez que ela dizia que ele a abraçara quando os pesadelos estavam por vir… Eu sinceramente amo a série, amo livro, e sou fascinada por Peeta, Hunger Games é um livro diferente de qualquer coisa, algo que te faz pensar além de relacionamentos, mas em sacríficios também, e isso é um merito da autora, enfim, super indico, fã fanática e ansiosissíma para assistir nos cinemas dia 23 aqui. :*

  12. Que felicidade ver que tem tantas pessoas que amam Peeta!!! (não queria que ele fosse meu personagem preferido sem ninguém para poder compartilhar meu amor)
    O Peeta é tão puro, fofo, um homem que eu gostaria que existisse…
    Maravilhoso post, parabéns!!!
    (chorando…)

  13. To chorando gente… O texto é muito bom e com os comentários que o seguem ficou perfeito. Cada um falou realmente o que sinto em relação a Peete ele é tudo. Ótimo personagem! fico pensando em quem Collins se expirou para cria-lo. Porque eu sou apaixonado por Peeta!

  14. Percebi que só garotas comentaram. Já até sei porque. Eu estou apaixonada pelo personagem, por sua bondade, sua determinação, sua beleza, por tudo!

  15. eu nunca lia algo tão rápido como eu li a trilogia,Peeta é o personagem q pra mim deveria ser bem mais importante que a propria katniss..eu sou apaixonada por ele…seria interessante se houvesse uma versão de tudo, na visão do Peeta…

  16. Chorei feito uma adolescente no terceiro livro. Foi tão injusto o que aconteceu com ele. Em alguns momentos, cheguei a pensar que a Katniss não o merece… daí, me forcei a lembrar de tudo o que ela tentou fazer por ele no segundo livro, e dou um desconto a ela.

    Peeta, assim como a Katniss, não é um personagem como os que tem aos montes por aí. O modo dele de cuidar da Katniss é muito mais no âmbito emocional, do que no âmbito físico. E ela não é o tipo que precisa ser protegida. São opostos, são complementares e nos conquistam justamente quando nos damos conta de que são extremamente originais e reais.

    Peeta é apaixonante! Como Gale disse em “Em Chamas”: “Seria melhor se ele fosse fácil de odiar…”

    Sinto muito Gale, mas isso é impossível. Mesmo o Peeta que conhecemos em “A esperança” (título brasileiro HORRÍVEL), só é capaz de nos despertar o sentimento desesperado de querer abraçá-lo e dizer que está tudo bem.

    Adorei a coluna! ^^

  17. Quanto à paixão que alguém citou… eu acho q fica bem claro q até msm quando falamos em paixão física, a escolha de Katniss é Peeta. A ”fome”(desejo) que ela se refere no segundo livro e no final do terceiro é algo q ela só sentia c ele e que ela não entendia, pq n conhecia… Katniss n é do tipo conformista, seria ele de qualquer forma, com ou sem a morte de Prim.

  18. O Peeta é tipo o homem perfeito. Tão bom, doce, lindo, carinhoso, apaixonante… Tudo que ele faz pela Katniss, sempre colocando a felicidade dela na frente da dele e pensando no quanto a família dela precisava dela. No segundo livro, quando ele deixa claro pra Katniss que a amava tanto que pra ela viver e ser feliz, seria capaz de dar não só a vida dele, mas abrir mão dela para o Gale tb, é mto fofo. Tem cenas onde dá um pouco de raiva da Katniss pelo pouco valor que ela dá a ele e por certas atitudes dela, tipo quando ele está tentando se recuperar depois de ter sido telessequestrado pela Capital e diz a ela que devia tê-la amado mto e quando ela confirma ele pergunta se ela alguma vez já o havia amado e ela simplesmente não diz que sim, eu fiquei tipo assim… Como assim???? Por que é óbvio que ela começa a nutrir sentimentos por ele desde os onze anos, ela só sentia coisas agitando dentro dela quando beijava ele e não o Gale, quando ela descobre que o Peeta foi levado pela Capital fica depressiva como a mãe dela quando ficou viúva e quando ela leva o tiro no distrito 2 fica sonhando com o Peeta e não com o Gale. Por ela ser tão hostil com ele em: a Esperança, teve partes em que eu quis que ele encontrasse alguém que fosse melhor pra ele do que ela, mas quando a Katniss beijou o Peeta, pedindo pra ele ficar com ela e ele disse: sempre, voltei a querer eles juntos. Mesmo depois de passar por tudo o que passou, no epílogo tive a sensação de que ele voltou a ser o Peeta que sempre foi e ficou tão feliz por ter casado com a Katniss e ter tido filhos com ela, achei lindo. A Katniss é quem não conseguiu superar tudo pelo que passou e é como ela diz no livro: o Gale não podia dar o que ela precisava por que ele tinha tanta raiva e ódio dentro dele, enquanto o Peeta por ser naturalmente bom, doce e puro de coração fazia ela sentir que tudo ficaria bem e que as coisas sempre poderiam melhorar por pior que tivessem sido as perdas deles. Ele era como ela mesma diz: um dente de leão na primavera, cheio de ESPERANÇA. Concerteza ele é o número um da minha lista de personagens masculinos que eu adoro. Meu personagem favorito de jogos vorazes e tb sou sim meio apaixonada por ele. hehehehhe ^^
    Queria achar um namorado que fosse ao menos um pouquinho parecido com ele.

Deixe uma resposta

