Desafio Literário 2012

Ah vocês sabem como eu adoro um desafio, não? Pois bem, a Kakazinha nos enviou o site do Desafio Literário 2012, e como muitos dos temas ali propostos fogem da minha zona de conforto, é óbvio que eu vou participar! Aproveito também para desafiar as outras blogueiras do Por Essas Páginas, bem como nossos leitores a entrarem na brincadeira.

As metas são simples: 1 livro por mês em diferentes categorias. Expansão de horizontes, all that jazz. Cada mês é uma categoria diferente e muito interessante. Vocês podem conferir as regras aqui e os detalhes dos temas mensais aqui. Por favor sintam-se à vontade para deixarem sugestões de títulos a serem considerados, especialmente para os meses em branco.. Abaixo há uma lista com os temas e as opções que eu estou considerando, sendo que a maioria são livros que eu já tinha na minha master lista para serem lidos em algum ponto da vida.

  1. Janeiro – Literatura Gastronômica (Como Água para Chocolate, de Laura Esquivel)
  2. Fevereiro – Nomes Próprios (de pessoas) (Anna Karenina, Leo Tolstoy)
  3. Março – Serial Killer (Perfume: A História de um Assassino, Patrick Süskind)
  4. Abril – Escritor(a) Oriental
  5. Maio – Fatos Históricos (O Diário de Anne Frank, Anne Frank)
  6. Junho – Viagem no Tempo (A Mulher do Viajante no Tempo, Audrey Niffenegger)
  7. Julho – Prêmio Jabuti 
  8. Agosto – Terror (Contos do Terror, Edgar Allan Poe)
  9. Setembro – Mitologia Universal 
  10. Outubro – Graphic Novel
  11. Novembro – Escritor(a) Africano(a)
  12. Dezembro – Poesia (The Colossus, Sylvia Plath)

24 respostas em “Desafio Literário 2012

  1. Para Graphic Novel eu sugeriria Sandman. rsrs

    Bem, eu acho q vou lançar meu próprio desafio, pq ano que vem está difícil. Esse ano já não foi um ano tão produtivo para leituras quanto gostaria, então… Mas posso tentar um mês ou outro. rsrs Boa sorte, Ily!

      • Esse ano comprei doze livrinhos só em janeiro e acho que dos 12 eu li… 6? hahaha Eu tenho uma meta pra começar a ler a saga Millenium em janeiro e terminar no máximo até março os três livros (se eu ñ intercalar com algum outro rs). Talvez eu consiga participar, mas mudando a ordem dos meses. hahaha

  2. Como no ano que vem eu vou provavelmente ter uma grande mudança (e coloca grande nisso hahaha), não vou me aventurar a fazer esse desafio… Aliás, eu nem sei se vou fazer um desafio de número de livros pro ano que vem.
    Mas qualquer ajuda, estou aqui hahaha!

  3. Aí, Parceira!!! Aceitou meu desafio! =D
    Fiquei contente!
    Achei muito interessante. Estou pensando também em livros para mim!
    Gostei principalmente de agosto – muahuahuahuah TERROOOORRR😀
    Sugiro para grafic novel a do Percy Jackson ^^

      • *Lucy curtiu essa review*
        hahahahaha
        Realmente, o roteiro seria mto melhor do que o do filme.

      • Ontem eu vi a GN de O Retrato de Dorian Gray, fiquei tentada a comprar hehe. Mas eu queria algo que eu ainda não tivesse lido, sabem? Porque Percy Jackson eu já sei a história e tudo mais. Mas vamos ver!

      • Poxa, é o mês que eu tenho MILHÕES de coisas para decidir entre apenas uma!!!😦

  4. Graphic Novel, que nem a Lucy, eu recomendo Sandman. É um clássico!

    Mas eu não sei se vou entrar no desafio… Eu raramente tenho tempo pra ler o que quero (a faculdade me consome com leitures), então prefiro escolher nos poucos meses que posso (no final do ano).

    • Ah, e de Mitologia Universal eu acho que vale “A Batalha do Apocalispe” que tem coisas da Bíblia, da mitologia judaica e até mesmo oriental.

      De escritor africano eu recomendaria o Wole Soyinka, o Mia Couto e o Coetzee (se você se dá bem com histórias bem fortes, no caso deste último).

      • Thanks Mel! Vou procurar saber mais sobre suas recomendações!

  5. Eu to junto, Ily!!!!!! Adorei o desafio. Os temas são tão agradáveis que nem parece desafio. Muitos livros vou reler, but…
    Janeiro – Literatura Gastronômica (O clube dos anjos, Luis Fernando Veríssimo)
    Fevereiro – Nomes Próprios (de pessoas) (Madame Bovary, Gustave Flaubert – pq dessa vez, vai)
    Março – Serial Killer (Zona Morta, Stephen King – faz uma cara que quero reler Zona Morta, eis um bom motivo para tanto.)
    Abril – Escritor(a) Oriental – (Qualquer coisa do Koji Suzuki, o cara que escreveu a novela que deu origem ao filme Ringu, também conhecido como O chamado)
    Maio – Fatos Históricos (Incidente em Antares, Erico Verissimo. )
    Junho – Viagem no Tempo (A máquina do tempo, HG Wells)
    Julho – Prêmio Jabuti (Leite derramado, Chico Buarque)
    Agosto – Terror (Aqui é muito difícil escolher… Mas ou vou reler O cemitério, Stephen King. Ou vou ler algo novo do Lovecraft, que ainda não tenha lido. Na hora resolvo.)
    Setembro – Mitologia Universal (Lendas do Sul, João Simões Lopes Neto)
    Outubro – Graphic Novel (Watchmen, Alan Moore)
    Novembro – Escritor(a) Africano(a) (Pepetela, qualquer coisa que conseguir encontrar dele por ai)
    Dezembro – Poesia (O amor é um cão do inferno, Charles Bukowski)

    Adorei essa brincadeira!!!

    • Mi, adorei sua lista!!! Agora deu vontade de botar para janeiro releitura de O Clube dos Anjos, esse livro é demais, é muito hilário! Eu li a Luxúria do João Ubaldo Ribeiro também, é bem legal, mas Gula é melhor!!
      Agosto é o mês mais difícil pra gente né?! hahahaha

      • Ainda acho Inveja o melhor da série toda.😄
        Cara, esse desafio foi um achado. Que delicia!!!

    • Também gostei da lista da Mi! Achei as sugestões ótimas! hahaha
      Mas mesmo assim… Talvez um mês ou outro, mas todos eles, nao rola.

    • Thaaaanks Mi!!! Já salvei a recomendação aqui, e vou procurar assim que puder comprar livros novamente hahaha. Adorei a sinopse!!!

  6. Pingback: Balanço Literário de 2011 + Desafio para 2012 | Por Essas Páginas

Deixe uma resposta

