Meu Autor de Cabeceira: Stephanie Perkins

2011 foi um ano bastante produtivo para mim no quesito leitura, e uma das coisas mais especiais pra mim foi poder descobrir o trabalho de novos autores e adicioná-los à minha coleção de “autores para ficar sempre de olho.” E depois de John Green, Stephanie Perkins certamente foi a minha descoberta de 2011.

Stephanie Perkins nasceu na Carolina do Sul, já morou no Arizona, em San Francisco e em Atlanta, e atualmente mora na Carolina do Norte, com seu marido, melhor amigo e wizard rocker Jarrod. Seu primeiro livro – Anna e o Beijo Francês – foi lançado em 2010 pela Dutton Books, e conta a história de Anna Oliphant, que vai estudar seu último ano do Ensino Médio em Paris a contragosto, e acaba se apaixonando pela cidade-luz e pelo encantador americano-britânico-parisiense Étienne St. Clair.

Além de Anna e o Beijo Francês (resenha aqui), Stephanie assinou contrato para escrever dois companions: Lola and the Boy Next Door e Isla and the Happily Ever After. Lola (resenha aqui) foi lançado nos Estados Unidos em Setembro de 2011 (com previsão de lançamento para 2012 pela Editora Novo Conceito), e conta a história de Lola Nolan e seu vizinho, Cricket Bell, tendo a cidade de San Francisco como pano de fundo. Isla será lançado em 2012 nos Estados Unidos, e tudo que se sabe por enquanto é que a história se passará em Paris, com grandes chances de vermos novamente personagens que já conhecemos.

Anna é o primeiro livro de Stephanie Perkins

Eu “descobri” os livros de Stephanie Perkins graças à um vídeo do John Green, no qual ele dizia que não conseguiu deixar de ler Anna. Eu já havia visto o livro algumas vezes, sempre passando reto, mas depois do conselho de Green não teve jeito: tive que me render ao charme de Paris e garotos com sotaque britânico. Mas o que mais me chamou a atenção nos livros de Perkins é que eles não tentam ser nada além do que são: livros para adolescentes, o que não significa que adultos não possam apreciá-los também. Eles não têm nenhuma lição de moral, nenhuma mensagem sublimar, e ainda tem mais mais: eles são reais. A maneira que Perkins escreve te remete de volta à sua adolescência, com todos os seus dramas, alegrias e cremes para espinha. São leituras leves e gostosas, com personagens que têm defeitos e cometem erros; são leituras que cumprem o objetivo principal de um livro: engajar e entreter o leitor.

Lola conta com participações de Anna e St. Clair

Com o cabelo azul mais perfeito que eu já vi, um humor que sai naturalmente em seus livros, em seu blog e em seu twitter, e uma paixão completamente sadia e compreensível por HBM (Hot British Men), Perkins te faz querer ser melhor amiga de seus personagens, e sim, dela mesma. Embora eu adore Anna e seus companions (mal posso esperar por Isla ano que vem), quero muito ler o que quer que Perkins se aventure a escrever depois, porque sua narrativa fácil, leve e despretensiosa me deixa sempre ansiando por mais.

Se você ainda não conhece os trabalhos de Perkins, corra até a biblioteca ou livraria mais próxima e pegue seu exemplar de Anna e o Beijo Francês e viaje com Perkins até Paris: será inesquecível!

11 respostas em “Meu Autor de Cabeceira: Stephanie Perkins

  1. Eu gostei muito de Anna. Eu não conseguia parar de ler. Com certeza vou ler os próximos livro da Perkin. e realmente, são livros pra adolescentes mas não são livros bobos onde tudo caminha lindamente pro final feliz…

    • Eu gosto deles justamente por isso… são leves, os temas são gostosos de se ler, mas é tudo a maior confusão: bem como ser adolescente é, realmente. Eu não gostei tanto de Lola quanto gostei de Anna, mas relendo Lola essa semana eu acho que ele subiu no meu conceito, e muito hehe

  2. Eu ainda não li os livros dela, me pareceram dirigidos para um público determinado do qual não tenho certeza se faço parte. rsrs Acho q também fiquei com receio de me decepcionar, mas vc fala tão bem dessas obras, que se eu tiver espaço na minha lista, eu provavelmente lerei pelo menos um em 2012. =)
    bjos bjos

    • Mas não é você que gosta de chick-lit? Eu entendo o receio… passei dois meses babando por um livro na livraria sem comprar, desesperada pra ler… ganhei de Natal, e quem disse que consigo pegar pra ler?
      Mas dê uma chance pra Stephanie Perkins. Tente ler em inglês… eu ouvi dizer que a tradução é fraquinha…

    • Aliás, acho que a Mel comentou isso na resenha dela de Anna, e depois eu li em algum outro lugar sobre isso… uma pena!

      • Desde q ñ seja tão dificil de achar qto Alaska… Achei só em português e acabei comprando…

  3. “Anna e o Beijo Francês” foi um dos melhores livros que eu li em 2011! E agora que eu estou seguindo a Stephanie Perkins no twitter, dá para perceber como ela é FOFA! E o marido dela canta Wizard Rock e isso é o máximo! E ela já é toda descolada com aquele cabelo azul!
    Enfim, ela é demais! E ainda tem aquele fato que você falou que ela adora os livos da Meg…

    • Pois é, ela vive falando “Princess Mia is my homegirl” e no site dela ela diz que se refere à Meg como Queen, super bonitinho! O cabelo dela tá super vermelho agora haha bem diferente! Mas eu gosto do azul, quero copiar. Oops!

  4. Eu amo Anna e o beijo Francês já li duas vezes e pretendo ler outra vez.
    Sempre procuro livros parecidos com esse, mais nunca acho
    Queria saber se você sabe algum parecido com esse?

    Bjos!!

  5. QUERO PARABENIZAR,DE VERDADE,STEPHANIE PERKINS,PELO SEU LIVRO ANNA E O BEIJO FRANCÊS.lIEU O LI EM 2 DIAS!!!PRENDEU DEMAIS MINHA ATENÇÃO,POR SER UM LIVRO DE LEITURA AGRADABILÍSSIMA,LEVE,ROMÂNTICA,ENGRAÇADA,ENFIM TUDO DE BOM!!!!RECOMENDO!ME DESCOBRI UMA ADULTA MEIO ADOLESCENTE AINDA NOS MEUS SENTIMENTOS…NÃO SEI DIZER SE ISSO É BOM OU RUIM…RSRRSRSRSSRSRSRAMEI DEMAIS O LIVRO E JÁ QUERO COMPRAR O SEGUINTE!!!!SOU ANA E QUERO QUE APAREÇA UM ST.CLAIR NA MINHA VIDA!!!!!

Deixe uma resposta

