Balanço Literário de 2011 + Desafio para 2012

É o último dia de 2011 e eu não poderia deixar de passar por aqui para fazer o balanço literário desse ano. Minha meta pessoal era ler 50 livros que eu não havia lido antes. A lista original de títulos que eu tentaria ler pode ser vista aqui. Como dá pra perceber, pouco progresso foi feito nela e diversos dos livros que eu tinha para ler no começo de 2011, ficarão para 2012 (e anos subsequentes, certamente). Entretanto ter uma meta definida me ajudou a focar e consegui ultrapassar o desafio que me propus! Em 2011 li um total de 81 livros, dos quais 63 deles foram lidos pela primeira vez. Vocês podem conferir todos os livros lidos esse ano nessa página, e também quais foram meus favoritos aqui.

Ter cumprido – ultrapassado – a meta que me propus me deixou extremamente feliz, mesmo que ela só tenha sido atingida na metade de Novembro. Entretanto, a maioria dos livros que eu tinha aqui em casa, esperando para ser lidos… bem, eles continuam aqui, esperando para ser lidos. Por isso a minha meta para 2012 será um pouco diferente. Ao invés dos 50 livros de 2011, meu objetivo será ler 65 livros, excluindo releituras. Somente dois a mais do que eu li esse ano, mas acho que é uma meta razoável. Desses 65, pelo menos QUINZE tem que ser livros que eu já tenho:

E dos 50 restantes, DOZE vão ser para esse desafio – que eu não me inscrevi oficialmente, mas vou tentar cumprir do mesmo jeito. O que me deixa apenas com 38 livros para novos lançamentos, novos autores descobertos e recomendações. E porque eu gosto de desafios e apostas, eu desafio novamente a Lany, a Sabrina do Café com Blá Blá Blá e dessa vez também a Lucy a ficar o mês de Janeiro inteiro sem comprar livros, diminuindo nossa pilha de livros a serem lidos!

E vocês? Como foram nos desafios de 2011 e quais os planos para 2012? Qualquer que tenha sido o resultado das suas metas, desejo que em 2012 elas sejam superadas!

Feliz Ano Novo!

13 respostas em “Balanço Literário de 2011 + Desafio para 2012

  1. A minha meta literária foi o pai do fiasco!!! Primeiro pq passei bem longe de cumprir a meta, segundo por que li muito pouco. Por falta de tempo e por culpa de Guerra dos tronos, que me deixou bitolada a querer ler só isso e não querer ler mais nada. Então, desde agosto, apesar de ter lido outros livros, tenho andado em passos muitos lentos, graças ao George R. R. Martin. Especialmente depois da promessa estúpida de só ler o quarto livro em fevereiro. Por que eu to louca pra ler, é a única coisa que quero ler e acabo indo muito lentamente com outros livros. Vergonhosamente, li apenas 30 livros. Então, minha meta para o ano que vem, serão esses mesmos trinta, mas começando pela penca de livro sem ler que tenho aqui em casa. E, fazer uma resenha para cada livro lido. Não vou criar uma meta maior por que realmente não rola. Meu tempo livre é muito escasso, eu leio nos intervalos de trabalho, antes de dormir e nos finais de semana. Sempre que sobra tempo, mas nem sempre sobra tempo. Trinta livros é uma meta que, com certeza, consigo cumprir. Assim, se ultrapassar a meta (e se o sr. Martin não me deixar nesse estado de novo, vou ultrapassar), melhor ainda.
    By the way: minha pilha de livros para ler é bem menor que a tua. =D
    Belo post, Ily. Bjs e feliz 2012!!!

    • Hahahaha te entendo com relação à SOISAF… eu fiquei assim também, até terminar o quarto livro. Daí como o quinto tava muito caro, eu me convenci que não leria até 2012 (sem contar que eles são gigantes e eu achava que não cumpriria minha meta de 50 livros por causa deles). Agora passou um pouco, e decidi nem comprar… tô na fila de espera dos ebooks na biblioteca, tem 5 pessoas na minha frente. Acho que até Março eu leio haha. É, eu preciso fazer mais resenhas… tem um monte que quero fazer, mas sobra pouco tempo ou então eu gosto tanto do livro que não consigo realmente escrever sobre ele de maneira coerente. Vai entender…

      • É exatamente esse é o meu problema!!! Escrever de maneira coerente sobre algo que gostei muito. Sim, eu entendo.😄 Vamos nos esforçar, então. =D

  2. Cara, vou fazer meu balanço literário na chocolateria, mas é frustrante. Esse ano foram míseros 18 para uma meta inicial de aproximadamente 40. Eu fui cortando livro que sabia q não ia rolar mais, mas aí a meta ainda foi 28. Muito frustrante estar faltando ainda 10 para cumprir essa meta. Tá, posso contar 19 pq tem um que estaquei q só faltam 30 páginas e isso posso tentar ler ainda hj (aham, em pleno ano novo).
    2012 vai ser voltado inteiramente para os livros que já tenho, começando pelas coleções. Só com elas, acho q posso somar uns 15 livros, só dos livros que tenho (porque terão outros lançados durante 2012 e que com certeza vou comprar). Então, janeiro vai ser para Os homens que não amavam as mulheres.
    E acredito que consigo cumprir o seu desafio pq matei a verminose de comprar os últimos dois livros de 2011 semana passada! hahahahaha (estou torcendo para q nao tenha nenhum lançamento atraente rsrs)

    • Hahaha é só um mês Lucy! O primeiro desafio de não comprar livros que fiz com as meninas foi MUITO pior: 2 meses e perto do Natal. Quase morri, pensa hahaha. Eu pretendo só comprar novamente no meu aniversário, mas é engraçado porque os lançamentos de Janeiro eu já comprei, então tô de boa. A trilogia do Larsson vai te deixar ocupada, garanto. Gostei bastante, e me recuso a ver a versão hollywoodiana com o James Bond.

  3. Ily, parabéns! Adorei sua lista de livros e realmente vou tirar mutias idéias dela. Fiquei bem diferente da sua lista original, mas acho que é legal a gente improvisar de vez em quando. Faz bem.

    Eu li 30 livros e to mega feliz com isso. Realmente, pra gente que tá sempre às voltas com livro teórico fica realmente difícil sair disso. Pro ano que vem, minha meta é essa. Se eu conseguir passar, ótimo.

    Eu tenho alguns livros aqui na estante pra ler também, acho que uns 8. Vou dar prioridade a eles nesse mês de janeiro e não vou nem abrir Submarino/Fnac/Cultura pra não cair em tentação.

    Lucy, parabéns por ter se segurado!!!!

    • Ficou realmente BEM diferente né… mas ah, eu gostei dela hehe. E os livros que estão aqui, bem eles vão continuar aqui. Um dia eu leio hahaha, é a minha “life library” como diria a Alaska.

  4. Parabéns Ily!^^
    DESAFIO ACEITO! Então vamos lá, Janeiro sem comprar livros! Bom que eu ainda preciso diminuir a minha pilha de livros lidos…
    Bom, eu consegui também ultrapassar a minha meta de livros lidos: eu li 61 livros! (minha meta era de 60). E ainda reli dois livros: Jogos Vorazes e Diário da Princesa. Fiquei bem feliz até porque eu acabei criando uma rotina para ler… Antes eu só lia nos finais de semana. Esse ano eu tentei ler um pouco cada dia! Quanto a tentar ler os livros que eu já tinha… Blé, não deu. Acabei comprando muito esse ano! Por isso fico feliz com esses nossos desafios hahaha!
    Eu queria muito fazer um desafio para o ano que vem, mas com as mudanças que provavelmente acontecerão, não sei como que ficará a minha situação… Então eu acho que a minha meta vai ser tentar ler o máximo possível!^~

    • Aeeeee!!!! Vamos lá, Janeiro sem gastos com livros hehe.

      Eu PRECISO diminuir minha lista… o problema é que quando eu sei que não posso comprar nada, me dá vontade de ler coisas que eu não tenho. Aí complica hahaha mas vamos ver se esse ano eu dou conta do que não dei ano passado.

      E rotina é tudo, né Lany… se a gente não cria a rotina, não dá muito certo. Eu tento ler todo dia, mesmo que sejam apenas 10 páginas.

  5. Janeiro??? Mas assim, tão perto do outro? Hahahaha..
    ACEITO!!!!!! (Até porque a situação continua tensa e o Natal me faliu =p)
    Eu superei muito a minha meta desse ano… Estava em 50 e fechei o ano com 78 livros lidos (muito além da minha expectativa mais otimista).
    A minha meta pra 2012 é alcançar os 80. Vamos ver se consigo manter o mesmo ritmo.
    Beijocas!!!

    • Exatamente por causa da falência do Natal hahaha. E também porque o livro mais esperado do primeiro trimestre sai dia 28 de Fevereiro, então até lá vamos poder encomendar e tudo mais. Eu consegui fechar o ano com 81 mas contei as releituras. Não todas, a última vez que li Hunger Games não entrou na lista porque né… mas quero ver se chego nos 65 sem reler nada. Vai ser difícil hahaha

Deixe uma resposta

