Sobre alguns filmes que foram baseados em livros…

          Não é um trabalho fácil transformar um livro, que às vezes tem umas 500 páginas, em um filme de duração de no máximo 2 horas. Para termos uma ideia, podemos fazer o seguinte exercício: pegar o capítulo de um livro, de mais ou menos umas 20 páginas, e resumir em 300 palavras. É extremamente complicado, principalmente porque o leitor tem que entender o nosso texto, mesmo não tendo lido o livro. Alguns fatos deverão ser cortados e outros adaptados. E essas escolhas não são nada fáceis…

            Existem aqueles filmes que seguem (ou tentam seguir) a história do livro. Mas existem outros que são somente baseados na obra e por isso muitas vezes eles parecem uma fanfiction já que praticamente TUDO foi modificado. E o filme que me motivou a escrever esse texto se enquadra nessa última categoria.

            Até dezembro de 2011 eu ainda não havia assistido “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”. Motivo? Todo mundo havia me dito que o filme tinha pouca relação com o livro. Como eu AMO essa série, não me animei em assistir. Mas no período do recesso eu estava passeando pelos canais sem nada para fazer e estava justamente passando esse filme. Resolvi arriscar e assistir. E me surpreendi com a minha reação.

            Eu sabia que não iria amar o filme. Mas, quando o filme terminou, eu estava revoltada por um motivo que eu não imaginava: Logan Lerman. O ator que faz o Percy era muito parecido com o personagem que eu imaginava. Ao contrário de um certo ator, ele consegue fazer uma cara de surpreso muito bem e consegue transmitir aquele semblante rebelde quando é necessário. E eu fiquei me perguntando: “E se o filme seguisse a história do livro?”. Os outros atores, com um roteiro melhor, também conseguiriam interpretar bem os seus papéis…

            Segundo motivo da revolta: eu li a Graphic Novel do livro (também publicado pela Intrínseca) e tenho que dizer: se o filme seguisse essa história seria MUITO melhor. Seria fiel a história, com adaptações e cenas cortadas e teria uma duração parecida com a do filme. Eu fico pensando como que eles farão o filme da continuação. Provavelmente será uma história totalmente diferente…

Resultado: a gente poderia ter um filme muito melhor !

E toda essa situação me lembra o filme do “Diário da Princesa”. O filme tem poucas semelhanças com o livro. Esquecendo totalmente a história original, eu gosto bastante dele (sim, e é por causa da Mia e do Michael Moscovitz que foram muito bem interpretados). Mas eu também fico imaginando… E se eles fizessem uma história mais fiel, mesmo juntando vários livros em um filme só? Não seria muito melhor?

Enfim, adaptação de livro em filme sempre vai ser um assunto bem polêmico. Mas não tem como não ficar triste quando você tem atores excelentes, mas o roteiro não colabora…

15 respostas em “Sobre alguns filmes que foram baseados em livros…

  1. A única adaptação de livro que realmente me fez feliz foi Entrevista com o vampiro. Mas a Anne Rice foi a pessoa que escreveu o roteiro, então…
    Por enquanto to achando a adaptação de Guerra dos tronos muito boa, apesar de achar que suavizaram demais a Cersei e que o Tyrion, apesar de estar ótimo, é bonito demais para um personagem que deveria ser feio.
    As adaptações que a BBC faz de novelas inglesas são perfeitas.
    Harry Potter sobreviveu, apesar dos pesares.
    Gosto mais versão televisiva de The walking dead do que do quadrinho.
    Para o Percy não tive estômago, nem coragem.
    E estou apavorada esperando o que vai sair de On the road.
    =D

    • Eu gosto muito de Senhor dos Anéis. Mas pode ser também porque eu achei o livro meio parado, então o filme acabou me fazendo gostar mais da série!
      Todo mundo me fala muito bem de Guerra dos Tronos.!
      E não assista Percy Jackson, só se realmente você não tiver muita coisa para fazer…

  2. Eu adoro as adaptações da BBC pq elas tendem a ser mais fieis, eu acho. rsrs Sou mto crítica nessa hora. Inclusive, a série Sherlock me surpreendeu mto e agora estou apaixonada, pq por mais que eu goste do Robert D. Junior, ele não é o Sherlock Holmes que eu imagino. E o Sherlock Holmes dessa série, embora seja nos dias de hj, é muito mais semelhante ao Sherlock que eu imagino, inclusive suas investigações. hehehehe

    Agora, eu sou mto crítica e exigente (sou chata mesmo), difícil um filme adaptado me agradar 100%. Mi, NÃO ASSISTA PERCY JACKSON! Vc vai achar que o roteirista deu uma de Kloves, sério. Ou fumou mto (as características da Anabeth foram imperdoáveis, poderiam ao menos ter feito a menina loira). Eu tive a mesma ideia q vc, Lany. Se tivessem seguido o roteiro da Graphic Novel do Percy, o filme não seria considerado tão ruim. hahahaha

    • O roteirista de Percy Jackson foi MUITO pior do que o Kloves. Aliás, ele me deixou com medo, porque imagina se a Hermione fosse igual a Annabeth! Ela conseguiu ser mais patricinha do que a Hermione do filme hahaha!
      Todo mundo fala muito bem das adaptações da BBC. Preciso assistir!

  3. Sabia que foi o filme que me fez reler Percy Jackson? Porque eu li e não gostei muito… daí alguns meses depois fui ver o filme, e enquanto tava todo mundo reclamando, eu pensava “mas eu gostei…” e foi aí que vi que tinha algo errado porque eu não lembrava do livro hahaha #fail. Mas realmente é muito difícil um filme seguir à risca o livro no qual foi baseado. Assim como a Mi disse, eu gosto bastante das minisséries da BBC (Pride & Prejudice sendo uma grande adaptação, Razão e Sensibilidade nem tanto – mas é porque eu estava acostumada com os personagens do filme). Game of Thrones eu acho bem fiel. Aliás, Mi, acho que a Cersei ser suavizada é um pouco da percepção que se tem do personagem também… pra mim ela condiz bastante com a minha imagem dela, e com as ações dela no quarto livro. A vaca.

    Agora o inverso também acontece: filmes que acabam sendo melhores que o livro. Pra mim, esse é o caso de Um Amor Pra Recordar. AMO o filme e li o livro apenas para saber que nunca mais passo perto de nada que o Nicholas Sparks escrever. Um Dia eu também gostei mais do filme, apesar de ter ficado um tanto quanto fiel ao livro… acho que devo isso ao Jim Sturgess, vai saber.

    • Eu também não consigo ler nada do Nicholas Sparks. É melodrama demais pra minha cabeça. Mas eu também gosto de alguns filmes basedos nos livros dele.

    • Você já tinha me falado isso hahaha! Fico feliz que o filme te fez reler o livro, se não provavelmente você não teria terminado a série até hoje, rs!
      Como eu falei antes, eu preciso assistir as minisséries da BBC e também Game of Thrones, que todo mundo fala super bem.
      Sobre o Nicholas… Bem, eu só assisti “Diários de uma paixão!” e não gostei. Os livros eu tambem não gostei muito hahaha!

      • Assim vocês me desanimam, eu ganhei “Um Homem de Sorte” do Sparks. Nunca li nada dele, só vi “Diário de uma paixão”, e gostei… E olha que eu não sou de coisas bonitinhas e românticas… hahahaha

  4. Pois é, Lany. Tem umas adaptações muito ruins mesmo. Eu não tenho nada contra mudarem a história, mas acho que o roteiro tem que ser bom e condizendo com os personagens, pelo menos.

    Por exemplo, eu amo adaptação de “Desventuras em Série”. É um filme maravilhoso em todos os sentidos. Mas se você for comparar com os livros, vai perceber que tem muita coisa diferente. Na verdadde, quase tudo. E consegue ser excelente. Inclusive eu, que sou muito fã dessa série, adoro o filme. Ele capta perfeitamente o clima dos órfãos Baudelaire. Mas também Jim Carrey é o Conde Olaf perfeito. O mesmo pra Meryl Strip como tia Josephine e o maravilhoso Jude Law como Lemony Snicket.

    Harry Potter pra mim tem muitos altos e baixos. Nunca foi uma série consistente no cinema. O Senhor dos Anéis é a obra prima da adpatção. Tenho muitas esperanças com Jogos Vorazes, já que foi a Collins que co-escreveu e ela é uma roteirista.

    • Eu assisti “Desventuras em Série” e que eu me lembre eu só li o primeiro livro da série. Eu gostei bastante do filme! Realmente, o Jim Carrey é PERFEITO!
      O problema de Harry Potter para mim é que eles ficavam totalmente em cima do muro: eles queriam fazer algo cannon, mas ao mesmo tempo, acabavam adaptando coisas que não deveria. Isso sem contar que só quem assiste os filmes fica totalmente perdido…
      Eu AMO Senhor dos Anéis! Acho que é um filme muito bem feito!
      E também estou animada com Jogos Vorazes, exatamente porque a Collins é uma das roteiristas. Se eles mudarem alguma coisa, vai ser com autorização dela…

      • Lany, você definiu adaptação de HP: em cima do muro. E isso só dificultou a história pra quem só assiste os filmes. Ninguém entende nada da história.

        Jogos Vorazes me dá muitas esperanças. Agora Guerra dos Tronos eu não gostei. sei lá. Não me empolgou. Achei os espisódios muito parados e o livro é tão dinâmico…

  5. Eu já tive vontade de assistir Percy Jackson, mas parei com isso… hahaha Sempre falam o quanto é ruim e já me contaram as mudanças, acho que eu ia passar o filme inteiro xingando. Talvez quando eu quiser xingar bastante eu assista! haahahaha
    Tô com muitas esperanças em Jogos Vorazes. E Mi, eu gosto mais da adaptação de Entrevista com o Vampiro do que o livro. Os livros da Sra. Arroz sempre são cheios de filosofia e tals, e isso me cansa, o filme não pode ter isso então achei mais legal. Sem contar que tinha o Tom Cruise, o Brad Pitt, o Antonio Banderas… *se abana aqui*
    Ah, eu gosto das adaptações de livros/contos do King! Por exemplo, “O Nevoeiro”, eu gosto mais do filme do que do conto! hahahahaha =) Tem adaptações ótimas. Poxa, olha “O Iluminado”? É sensacional.

    • Eu curtia Ms. Rice qdo era adolescente. Hoje não consigo mais ir pra frente com ela. E concordo. O filme é bem mais divertido que o livro.😄 Ainda que eu sinta falta do Lestat batendo as panelas. Aquela cena é tão legal.

  6. Pingback: Resenha & Adaptação: A Resposta (Histórias Cruzadas) | Por Essas Páginas

  7. Pingback: Resenha & Adaptação: A Resposta (Histórias Cruzadas) « Por Essas Páginas

Deixe uma resposta

