O Pequeno Príncipe. Um livro considerado infantil, mas que contém lições que todo adulto deveria se lembrar de vez em quando. Um livro emocionante e de fácil leitura, simples o suficiente para ser terminado em questão de uma ou duas horas ininterruptas. Um livro que se você ainda não leu, deveria.
O Pequeno Príncipe é de autoria de Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês nascido em 1900 e que veio a falecer em 1944, quando seu avião desapareceu (um corpo foi encontrado perto do local onde acredita-se que ele tenha caído, e mais recentemente pedaços do avião e também uma pulseira com o nome dele também foram achados, mas até hoje não foi confirmado se o corpo é realmente de Saint-Exupéry, embora isso seja muito provável).
O livro começa com o narrador contando que quando criança desenhou uma cobra que havia comido um elefante. Quando ele mostra o desenho para os adultos, todos pensam que é um chapéu e não conseguem entendê-lo. O pequeno garoto então, abandona sua carreira artística e cresce para se tornar um piloto. Quando seu avião cai no deserto do Saara, ele encontra um garotinho, que pede a ele que desenhe uma ovelha. O narrador então faz o único desenho que sabe: uma cobra que havia comido um elefante. Mas o garotinho não se deixa enganar: ele sabe o que é aquele desenho e não fica satisfeito até que o piloto acerte em desenhar uma ovelha para ele.
É assim que conhecemos o Pequeno Príncipe, e à medida que o narrador aprofunda sua amizade com ele é que nós aprendemos mais coisas a seu respeito. O Pequeno Príncipe mora em um planeta do tamanho de uma casa, com três vulcões: dois ativos e um extinto. Ele passa o tempo cuidando de seu planeta, e se apaixona por uma rosa que faz moradia lá. Aparentemente a rosa, extremamente vaidosa, não corresponde ao seu amor e então o Pequeno Príncipe resolve sair para explorar outros planetas. Antes de chegar à Terra, ele visita seis outros lugares, cada um diferente à sua maneira e com uma lição a ser aprendida.
Na Terra, antes de encontrar o narrador, o Pequeno Príncipe conhece a Raposa, cena mais famosa e que nos fornece as frases mais marcantes de Saint-Exupéry. É nessa cena que a Raposa descreve para ele e o faz entender o que é o amor, tornando impossível não nos emocionarmos durante sua leitura.
Existem diversas adaptações em várias mídias da história do Pequeno Príncipe, mas não acredito que nenhuma seja tão poderosa quanto a leitura dessa história linda que não deveria ser considerada apenas para crianças, mas também para a criança que todos nós já fomos.
Cena da Raposa: O essencial é invisível aos olhos.
A primeira vez que eu li “O Pequeno Príncipe”, eu era adolescente. Peguei o livro emprestado e simplesmente adorei! No ano passado, eu resolvi comprar a minha versão… E esse é aquele tipo de livro que você consegue ter uma interpretação completamente diferente dependendo de quando o lê. Com certeza, eu aproveitei muito mais a leitura agora!
E eu comprei a versão em francês. Como eu estou aprendendo a língua, quero que esse seja o primeiro que eu vou ler nesta língua (e com certeza com a versão em português ao lado para me auxiliar, já que meu francês é muito primário hahaha).
Concordo Lany, é o livro infantil feito pra adultos, que nos faz refletir. Eu li ele pra Lucy (que tem 8 anos) e ela adorou a fantasia da história, mas não entendeu o simbolismo, as lições. Acho também que a cada vez que relemos um livro, a mensagem é diferente porque estamos em fases diferentes de nossas vidas. Nem preciso citar Harry Potter né? É a série de livros que eu mais releio (pelo menos 1 ou 2 livros por ano) e mesmo assim a cada releitura eu aprendo uma coisa nova, percebo um detalhe novo que me diz algo diferente do que me disse a primeira vez. Isso é o que me fascina em ler.
E sim, eu acho que você deve ler o original. Sempre é melhor, não tem jeito! Um dia eu chego lá também hahaha. Por enquanto quero a versão em português, porque só em inglês e honestamente “tamed” não combinou com “cativar” haha.
Ah, eu gosto mais do vídeo que tem do filme. hahaha É uma versão bem antiga, com o ator que fez o primeiro Willy Wonka, sempre esqueço o nome dele. Tem no meu orkut, acho.
Sobre o livro, é daqueles livros infantis para adultos. Simplesmente adoro, mas ainda não tenho a minha versão.
Eu vi um trecho desse vídeo, acho que tem ele completo no YouTube. Mas ainda não cheguei lá. Um dia eu vejo tudo haha.
Lucy, aqui foi lançada uma versão com desenhos pop-up que é a coisa mais linda do mundo! Eu fiquei tentada a comprar, mas tava $20 mais cara então fiquei com a normal mesmo… mas esse é um livro que quero ter em português também!
Amores, indiquei o blog pra uma brincadeira do Dia do leitor, está lá na minha chocolateria. ^^
bjos bjos
Esse livro é pra todas as idades e é simplesmente lindo. Minha edição é toda especial porque tem uma dedicatória que minha mãe escreveu pro meu pai quando eles eram namorados. 🙂
Fiquei com vontade de reler.
Nossa, que lindo Mel!!!! É coisa pra se guardar pro resto da vida!!!