Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

“Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe – a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela. Íntimo, hilariante, às vezes devastador, As Vantagens de ser Invisível nos mostra um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.” Fonte

A primeira coisa que me chamou a atenção em As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower em inglês) foi o título. Wallflower se trata de alguém que é um tanto quanto solitário, um pouco tímido, que ninguém realmente conhece mas que se derem uma chance, verão que se trata de uma pessoa muito interessante. Esse é Charlie, nome que o personagem principal adotou para se corresponder com seu amigo anônimo. Aliás, trata-se de um romance epistolar – ou seja, a história é completamente desenvolvida através das cartas escritas por Charlie.

Entre a descoberta do primeiro amor, o significado de uma amizade, brigas familiares e a representação de uma juventude, As Vantagens de ser Invisível nos leva completamente ao mundo de um adolescente um tanto quanto ingênuo, tentando entender o mundo, lidando com tópicos  como uso de drogas, homossexualidade, aborto e estupro, e é uma viagem encantadora aos anos 90, quando fitas cassete eram o ápice da tecnologia e as crianças não tentavam crescer rapidamente.

A primeira carta que Charlie escreve é porque está nervoso para seu primeiro dia no Ensino Médio. Ele precisa começar em uma nova escola lidando com duas tragédias pessoais: a morte de sua tia Helen, a única pessoa que sempre o abraçava, pela qual ele ainda se culpa, e o suicídio de seu único amigo, Michael.  Quando Charlie conhece Patrick e Sam – dois alunos do último ano – ele passa da obscuridade à magia de se ter pessoas com quem ele pode conversar abertamente e dizer o que pensa.

Em As Vantagens de Ser Invisível também podemos nos deliciar com diversas referências literárias, já que Bill – professor de Charlie – vê seu potencial e passa diversos trabalhos extras para ele, que consistem em ler clássicos como O Grande Gatsby, On the Road, e O Apanhador no Campo de Centeio. Charlie os lê apaixonadamente e quando termina, os lê novamente. Alguém consegue se identificar?

Com uma narrativa leve e profunda, As Vantagens de Ser Invisível é um deleite literário que vale a pena ser lido e relido assim como os clássicos que Charlie não conseguia largar.

Sua versão cinematrográfica chega aos cinemas ano que vem, e conta com Logan Lerman e Emma Watson nos papéis principais. O roteiro e direção ficaram por conta de Stephen Chbosky, autor do livro, o que nos leva a ter grandes expectativas para a versão das telonas.

Sam (Emma Watson) e Charlie (Logan Lerman)

Ficha Técnica:

Título: As Vantagens de ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223
Avaliação: 5/5 estrelas

7 respostas em “Resenha: As Vantagens de Ser Invisível

  1. Emma Watson!!! Eu nunca pensei que diria isso na vida, mas… ela é uma ótima atriz!!!

    Ah, eu adoro livros assim. Só não vou colocar na minha lista porque ela já tá enorme. Mas ano que vem vou procurar com certeza.

    • Eu acho que você vai gostar, Mel! Me lembrou um pouco Alaska mas com uma narrativa mais fácil, como se o autor não estivesse tentando tanto, sabe? E tem em português, o que é uma vantagem porque fica mais fácil adquirir hehe

      Então, eu nunca vi nada com ela além de Potter, por isso não posso falar… mas gostei muito dela nos últimos dois filmes!

  2. Putz, é só eu ler resenhas por aqui que fico com vontade de ler mais e mais livros! Como a Mel, minha lista tá grande pra esse ano, mas quem sabe ano que vem?!
    O bom é saber que posso sempre voltar aqui que vai ter um ótimo livro pra conhecer e eu poder ler! Ah, e ter em português é uma grande vantagem… hahaha
    Eu também não posso falar muito da Emma. Não vi filme dela além de Potter, e bem, ela só tava mais legal mesmo nos últimos dois filmes, é fato. Mas acho que depende também do roteirista, direção… Vai ser bem legal vê-la em outro papel!

  3. ñ sei onde eu li o título desse livro em inglês, acho q foi na saraiva online que visitei essa semana. rsrs Me chamou a atenção justamente pelo wallflower. Parece mesmo uma leitura interessante, mas estou querendo adquirir Looking for Alaska primeiro. heheheh

  4. Ahá, foi esse livro que você recomendou aquele dia! Confesso que não tinha entendido o título (HAHAHA), mas agora com a sua explicação ele faz sentido!
    Como eu não conhecia esse livro, eu nem sabia que ia virar filme, muito menos que a Emma Watson vai atuar nele! Eu não posso falar muito da Emma, porque só assisti Harry Potter (e eu não gosto muito da Hermione dela) e o começo do filme “Ballet Shoes” (era dublado, não consegui terminar de assistir…). Mas vai ser bom assistir um outro filme com ela! Aliás, esse Logan é o que fez Percy Jackson? (que eu também não assisti!)
    Fiquei muito curiosa e quero ler esse livro. Se não for esse ano, com certeza ano que vem!

  5. Pingback: Retrospectiva Literária « Viajando Sem Dinheiro

  6. Ahhhhhh…Tow super curioso pra assistir o filme…Tanto porque sou fã louco e apaixonado por Emma Watson e porque me identifiquei bastante com a estória…E o mais legal: O diretor do filme vai ser o próprio autor do livro….Legal que vamos ver na telona o que ele queria realmente passar para os seus leitores…

Deixe uma resposta

